Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (26/01/2018)

POR BILLY BALDO – billybaldo@correio9.com.br


Pelas lentes do fotógrafo Carlos Carvalho, da Image, foi captada a beleza de Bia Zani. Ela tem 21 anos, é de Vila Pavão e estuda Psicologia. Os ensaios fashions do estúdio são excelentes, mas a modelo também ajuda bastante.

 

Sem Acesso
A sede da Câmara de Vereadores de Nova Venécia não possui as adaptações necessárias à acessibilidade, como rampas de acesso ou plataformas elevatórias para os pavimentos do andar superior. Uma falha que nasceu com o projeto da construção.

 

Se Movendo
A Associação dos Pais e Amigos dos Surdos e Outras Deficiências (Apasod) resolveu agir. A partir de um relatório detalhado contendo fotografias e vídeos atuais, a Apasod entrou com uma ação civil pública na Justiça Estadual, exigindo um plano emergencial de acessibilidade, mais a realização de obras de adaptação definitiva às necessidades de cadeirante, surdos, idosos e outros portadores de deficiências de locomoção. Agora vai?!

 

Além Disso
A ação requer o pagamento de R$ 1 milhão, que é a soma de R$ 100 mil por cada um dos dez anos de descumprimento da legislação federal – Constituição Federal de 1988, Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15) e sugere-se que seja revertido para o fundo destinado à restauração da lesão e indenização das vítimas. O Poder Legislativo veneciano precisa se adequar, afinal, a casa é de todos!

 

Padre Giane
Na última sexta-feira, engenheiros da Prefeitura e da Sedurb estiveram no Bairro Padre Giane fazendo levantamentos sobre o projeto de saneamento e pavimentação do Bairro. O Correio9 vem acompanhando, de perto, a situação do bairro. Agora, estamos aguardando a assinatura do convênio, já anunciado.

 

Migração
O ex-prefeito, ex-deputado federal, ex-vice-governador e atual vice-prefeito de Nova Venécia, Adelson Salvador, hoje no PSDB, está sendo sondado para migrar para o PSL. O partido, assim como o PRB, o PSC, o PTB e o PV, está em busca de nomes de peso para disputar a Assembleia Legislativa. Adelson não esconde a sua intenção em ser candidato.

 

Sem Medo
Esta semana uma internauta, da região, postou um anúncio de venda de dois pássaros no Facebook. Seria uma oferta “normal” se os bichos em questão não fossem dois sabiás – pássaros silvestres da fauna brasileira. Prender aves silvestres é crime ambiental que rende prisão, multa e condenação.

 

Trabalhando
O Ministério Público levantou e achou o seguinte dado: somente 11,5% dos presos do sistema penitenciário do Estado estão trabalhando. Ao todo, o Espírito Santo possui 20.239 presos.

 

Mais
Ainda segundo o estudo, dos mais de 20 mil detidos, 2.341 possuem um trabalho, sendo que 1.423 recebem remuneração e os outros 894 não recebem. Ou seja, estão presos e escravizados.

 

Cala-se
O advogado capixaba Gustavo Varella vai ter que se explicar perante o juiz a respeito de comentários feitos em rede social endereçados à administração do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS). O prefeito entendeu as assertivas de Varella como injuriosas e sapecou nele uma ação criminal.

 

Aqui Também
Aqui na nossa terrinha muita gente, mas muita gente mesmo, adora se esconder atrás de uma tela, seja de notebook, computador de mesa ou nos celulares para falar mal de tudo e de todos. Abra o olho. O próprio Facebook já criou um dispositivo para detectar os chamados fake news.

 

Quatro
Não sou Galvão Bueno, mas posso dizer: é tetra; é tetra; é tetra. Parabéns aos garotos do Ninho do Urubu pela conquista da quarta taça na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

 

Talento
Pouco conhecido na seara musical do Brasil, o cantor e compositor capixaba André Prando vem crescendo na cena indie pop, com referências do folk e rock retrô. André aos poucos vem fazendo seu nome surgir na grande mídia musical do país. Atento a este nome.

 

Fim da Corrupção
Finalmente. Com a condenação do ex-presidente Lula, estamos caminhando para tornar o Brasil um exemplo de moralidade. Se Lula for, realmente, preso, construiremos um país decente com Aécio Neves, Michel Temer, Moreira Franco, José Serra, Renan Calheiros, Romero jucá e Eunício Oliveira. Só falta o Cunha…

 

Só Confirmou
A confirmação da condenação do ex-presidente Lula pode alterar o cenário da disputa eleitoral deste ano. Sabe-se, há muito tempo, que o principal objetivo da condenação era o de impedir a candidatura do petista à presidência em 2018.

 

Ainda Não
Mesmo condenado em 2ª instância, isso não significa que Lula irá preso imediatamente nem que se torne inelegível. O Judiciário entende que um condenado pode ser preso após o julgamento em 2ª instância, mas, somente depois que todos os recursos dentro do próprio TRF4 já tiverem transitado.

 

Agonia
A Lei da Ficha Limpa determina que quem for condenado por um tribunal colegiado – caso do TRF4 – fica inelegível. Mas somente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode declarar que uma pessoa não pode ser candidata. Lula poderia concorrer, neste caso, ainda que “sub júdice”, podendo ter sua chapa cassada. É muita agonia!

 

Recursos
Lula poderá tentar dois tipos de recursos no TRF4. Quem decide pela admissibilidade dos recursos é o relator do processo, o desembargador Gebran Neto. Se ele negar, o que é bastante provável, a defesa ainda pode entrar com um agravo regimental na 4ª seção do TRF4. Caso o recusem, se esgotam os recursos em 2ª instância. Se o relator ou a 4ª Seção admitirem o agravo, cabe ao colegiado realizar um novo julgamento, dessa vez com um novo relator.

 

Candidato?
Depois da análise de embargos no próprio tribunal, se o veredito seguir pela condenação, o TRF4 já pode executar a pena provisoriamente. Sérgio Moro, juiz natural da causa, é quem expede a ordem de prisão e a 12ª Vara Federal deve administrar a pena. Pela Ficha Limpa, Lula não poderia se candidatar a cargos públicos nesse caso.

 

Deus Nos Acuda
Na prática, a candidatura de Lula não significa vitória, mas poderia ajudar no debate eleitoral. Para o bem da verdade, estamos fritos. Vejam só: Lula e Bolsonaro lideram as pesquisas. Mas, a lista de presidenciáveis é bem maior. Ainda tem Geraldo Alckmin (PSDB), o banqueiro João Amoêdo, do Partido Novo, o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro (PSC), Ciro Gomes (PDT), Fernando Collor (PTC) e a deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila (PCdoB).

 

Tem Folclore
Há também o lançamento de candidaturas um tanto folclóricas, com quase nenhuma chance de se tornarem realidade, como as do cirurgião plástico e apresentador de TV, Roberto Miguel Rey Júnior, o Dr. Rey, e a ex-apresentadora do Jornal Nacional, a jornalista Valéria Monteiro.

 

Outros
Alguns candidatos devem surgir no espectro mais à esquerda do cenário político, como a dos nanicos PSTU e PCO e, muito provavelmente, a do PSOL, que “namora” Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), para sair candidato – a ex-deputada federal Luciana Genro é outra possibilidade.

 

Visível
Muito bom o trabalho de revitalização das faixas de pedestres em Nova Venécia. Além do tradicional branco das faixas, o Detran reforçou a visibilidade com uma camada preta sob o asfalto.

 

Catequizando
O difícil é educar os motoqueiros desta cidade e ensinar a cada um deles que, quando um carro para antes da faixa, não é porque está quebrado e, sim, respeitando o pedestre. O motoqueiro em si quase sempre avança e usa o pedestre como alvo. Os motoristas venecianos também são eleitos, por mim, os mais mal-educados do planeta Terra. Não respeitam rotatórias, nem faixas e não dão uma ‘colher de chá’ quando outro veículo sai do estacionamento (a não ser que o espertinho queira a vaga).

 

Certo
O Tribunal Regional do Trabalho – 17 º Região/ES facultou o uso do paletó e da gravata aos advogados no exercício profissional dentro das dependências do Tribunal, tanto em primeira quanto em segunda instância, no período de 22 de janeiro a 31 de março. O motivo você já deve ter imaginado: o calor excessivo.

COMPARTILHE

COMENTE