Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (23/12/2017)

Por Billy Baldo – billybaldo@correio9.com.br


A nossa bela da semana é Ingrid Antunes. A gata é formada em Direito, tem 23 anos, reside em Vitória e vem passar o Natal com os pais em Nova Venécia. Depois disso, em janeiro, ela embarca para merecidas férias no roteiro Holanda-Alemanha.

Na Câmara
Na última terça-feira a Comissão formada por três vereadores votou a favor do arquivamento das denúncias de favorecimento pessoal que corriam na Casa contra o vereador Biel da Farmácia. A votação apontou o placar de 2 x1 pelo arquivamento.

Mais
Em que pese o parecer da Comissão ter sido votado pelo seu arquivamento, por ordem legislativa o comando foi apreciado novamente, agora em Plenário na Sessão Extraordinária, que aconteceu na manhã desta sexta-feira. Os edis mantiveram a manifestação da Comissão e votaram para manter o arquivamento e o não seguimento da denúncia que entraria na fase de Procedimento Administrativo Disciplinar contra o vereador.

Boa
Até que enfim uma ‘paulada’ na cabeça de aluno delinquente. A Justiça do Espírito Santo condenou familiares de alunos a indenizar uma professora de Linhares em R$ 10 mil por danos morais, após proferirem acusações e ofensas. A professora alegou e comprovou que durante uma reunião realizada na escola em que trabalhava, foi difamada e caluniada pelos pais de um estudante, que a acusaram de agredir o filho e o sobrinho deles.

Não
Duas figurinhas carimbadas no Judiciário Capixaba, tiveram negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), os embargos declaratórios interpostos. Assim, José Carlos Gratz, ex-presidente da Assembleia Legislativa, e Valci Ferreira, ex-deputado e presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCES), mantendo-se assim as respectivas condenações.

Onde?
Valci encontra-se foragido. Já Gratz está preso cumprindo a pena e queria deixar a cadeia. Queria!!

Em Alta
Reza a lenda que Ecoporanga não é lugar de ir, só de voltar, pura maldade. De lá acaba de sair o mais novo Mister Brasil Turismo Mundial. Temir Costa recebeu o título no último sábado, 16, em evento no Hotel Imperador, em Porto Alegre.

Fim da Picada
A última segunda-feira, 18, marcou o início do exame toxicológico para militares e aspirantes a oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. O exame é exigido para militares que estejam no chamado “quadro de acesso”, ou seja, aqueles que pretendem ser promovidos ou progredir na carreira militar.

Tempo
E é bom a turma que costuma dar suas investidas em tóxicos abrir o olho. Um exame feito no fio de cabelo do investigado pode detectar o uso de drogas usadas em um período de até 90 dias.

Corda Bamba
Apesar da manutenção do prefeito de São Mateus, Daniel do Açaí, no cargo, com efeito suspensivo até o julgamento final no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, a movimentação política apostando na cassação letal de Açaí é tão grande que vários grupos já andam mexendo os pauzinhos para uma possível sucessão, na qual Açaí, cassado, ainda pode ser um grande cabo eleitoral. Hoje, um dos nomes mais fortes à vitória seria do deputado federal Jorge Silva.

Vai Vendo
Enquanto alguns vereadores estão se esquecendo porque foram eleitos e se preocupando com outras coisas, a vereadora Gleyciaria Bergamim não para. Não há projeto importante sem o nome de Gleyciaria, na Câmara de Nova Venécia. Será que ela está olhando para 2018, ou pensando em 2020? Responde pra gente, vereadora…

Queijo Mineiro
É assim que está a rodovia que liga Nova Venécia a Vila Pavão. É um buraco cheio de estrada.

Sem Entender
Há duas semanas os nossos leitores têm cobrado a ausência das reportagens policiais. O problema é que, por decisão unilateral, o 2º Batalhão da Polícia Militar de Nova Venécia suspendeu o fornecimento dos boletins de ocorrência à imprensa, sem aviso prévio.

Não Convence
O 2º BPM informou que a decisão foi tomada atendendo a uma orientação do Ministério Público de Nova Venécia. Para o MP, a divulgação das informações sobre a roubalheira que está acontecendo no município atrapalha o trabalho investigativo da polícia, uma vez que os ladrões tomariam conhecimento de que a polícia tem informações sobre as suas características.

Um Pingo É Letra
Na prática, na medida em que as informações são divulgadas, a população vai cobrando ações por parte das autoridades, as quais negam o problema da criminalidade em Nova Venécia. Com a “sonegação” de informações, a população fica sem saber, aí tudo parece normal e as autoridades seguem acomodadas, sem ação.

Tem Nome
Esta decisão do 2º BPM e do MP tem nome: cen-su-ra.

É Estranho
O MP tem suas preferências e seleciona para quem vai enviar as informações. Extrair qualquer informação da Delegacia é uma tarefa hercúlea. E agora, o 2º Batalhão, que sempre foi caracterizado pela transparência, também adotou a mesma conduta. Por que será que a polícia tem tanta aversão à divulgação do que ela faz?

Ao Contrário
Se em Nova Venécia as instituições pecam pela omissão, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública é “nota 10”. Todo dia, o dia inteiro a SESP informa sobre tudo o que acontece na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Inovando
Desde que assumiu a chefia da 7ª Ciretran, em Nova Venécia, Anderson Salvador vem melhorando a interação do órgão com a comunidade. Agora, ele está disponibilizando várias dicas importantes através de suas redes sociais, como dicas de transferência de veículos, compra e venda e muito mais. Perfeito!

Convertido
Depois de ser preso por porte ilegal de arma e acusado de agressão pela mulher, Ellen Cardoso, Naldo Benny foi procurar ajuda espiritual longe de casa. O cantor está fazendo um retiro numa estância em Belo Horizonte, que pertence à Igreja Batista da Lagoinha. A igreja esteve no noticiário nesta semana porque foi lá que Guilherme de Pádua virou pastor, depois de 15 anos de conversão.

Quem?
Guilherme foi condenado pelo assassinato da atriz Daniella Perez, em 28 de dezembro de 1992, e solto depois de cumprir seis anos de pena. Foi na Lagoinha também que ele conheceu sua atual mulher, a maquiadora Juliana Lacerda, e se casou em maio.

Bonde de Deus
Aliás, não são apenas Naldo Benny e Guilherme de Pádua. Suzane Richthofen (condenada pela morte dos pais) e Ana Carolina Jatobá (condenada pela morte da menina Isabela Nardoni) também se converteram.

Grande Prêmio
A Rádio Nova Onda FM vai realizar o sorteio de um carro 0 Km neste sábado. Milhares de pessoas estão na expectativa de ganhar o valioso prêmio. Boa sorte aos ouvintes da emissora!

No Chão
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes é um dos do cinco figurões mais rejeitados pelos brasileiros, conforme pesquisa do instituto Ipsos. Perguntados a respeito na primeira quinzena de novembro, 83% de 1,2 mil entrevistados disseram “reprovar” o juiz.

Juiz sem Juízo
O juiz de indisfarçáveis paixões tucanas e temeristas é detestado pela população. Coleciona brigas com colegas. É alvo de pedidos de impeachment – o último deles acaba de produzir um mandado de segurança no STF. Quanto mais as pessoas o conhecem, pior para ele. Em abril, sua rejeição era de 43%, e 53% diziam desconhecê-lo. Em agosto, estes percentuais eram de 67% e 30%, respectivamente. Agora, só 14% ignoram quem seja.

E Tem Pior…
Mais rejeitado que Mendes, só o presidente Michel Temer (95%), o corrupto condenado Eduardo Cunha (94%) e os senadores Aécio Neves (93%) e Renan Calheiros (88%).

Recesso
Devido ao feriado de Natal o Correio9 não circulará na terça-feira. Voltaremos normalmente na quarta.

COMPARTILHE

COMENTE