Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (21/10/2017)

Por Billy Baldo – billybaldo@correio9.com.br


Kalyne Sian é quem traz este sorriso gostoso para a nossa coluna. Ela tem 21 anos, é de Mantena e estuda Ciências Contábeis. Seu sonho é viajar pelo mundo inteiro.

Rock do Bom
A banda irlandesa U2 aportou em São Paulo onde, desde a última quinta-feira, vem se apresentando no Estádio do Morumbi. A miniturnê em terra brasilis termina na quarta, dia 25.

Aqui
Para quem curte o estilo, Nova Venécia contemplará os roqueiros com dois eventos na próxima semana. Aleluia! Nos dias 27 e 28, acontece o 2° Biker Rock, que será realizado pelo Moto Clube Independent Biker, na Avenida Alameda do Parque, em frente ao Lemão Temperos e Sabores, no bairro Ascensão, e terá entrada gratuita.

Mais
No dia 4 de novembro, na Praça Adélio Lubiana, às 15 horas, haverá a apresentação de sete bandas: Fractus, Ruptura, UH, Totola, Siecrist, Último Recurso e Beat Locks.

Cidade
A Prefeitura de Nova Venécia poderia aproveitar as obras que estão sendo feitas na Avenida São Mateus, no Bairro Beira Rio, e rever o conceito dos canteiros que dividem aquela via. Em que pese a beleza, roubam espaço e já estão ali há muito tempo. Ao menos uma repaginada seria de bom alvitre para dar um colírio aos olhos de quem passa pela avenida.

Boa
Um chá beneficente, em prol dos alunos da APAE, será promovido pela Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul “14 de julho”. O evento será realizado na quadra da APAE de Barra de São Francisco, no dia 28 de outubro, às 16 horas.

Bem na Fita
Vila Pavão está de parabéns. O município aparece na lista dos municípios capixabas dentre os que possuem as melhores gestões fiscais do Estado, segundo dados divulgados pela Firjan.

Mal
Dos 78 municípios capixabas, pelo menos 49 encontram-se em situação de medo quando se fala no assunto. O levantamento apontou que muitas prefeituras capixabas estão prestes a entrar em colapso.

Salvaram-se
Aqui no Norte/Noroeste as melhores colocações, além de Vila Pavão, foram de Sooretama e Conceição da Barra.

Na Cola
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), ajuizou Ação de Improbidade Administrativa em face do ex-secretário municipal de Cultura e atual secretário municipal de Saúde de Conceição da Barra, Eduardo Ribeiro Moraes e também do empresário musical Leandro Alves Trancoso, por contratação irregular de bandas no Verão de 2013.

Lei
A legislação permite a contratação direta com os artistas ou com empresário exclusivo. No município, houve a participação de um intermediário, que não era empresário exclusivo, o que não é autorizado pelo ordenamento jurídico.

Tem Que Ter Fé
Um pastor anunciou um pedido, no mínimo, inusitado, em um classificado de Nova Venécia nas redes sociais. Ele pede a doação de uma moto para a igreja. Nestes tempos de crise, muita gente não tem o dinheiro do combustível. Quem sabe se doar a moto Deus não lhe traz um carro?

Já Ganhou
Outro pastor, este da cidade de Boa Esperança, está feliz com as graças recebidas. Atendendo ao seu pedido, os fiéis fizeram uma vaquinha para comprar um carro novo para ele. Um dos seguidores do “porta-voz da palavra de Deus”, chegou a vender o único carro que possuía para ajudar na compra do veículo. Em Nova Venécia, uma seguidora, também ficou sem o carro para “ajudar” a igreja.

Assim, Não Dá
A cada meia hora é aberto um boletim de ocorrência por violência contra a mulher, no Espírito Santo. Até o mês de agosto, deste ano, 23 mulheres sofreram feminicídio no Estado. Que ‘gostar’ é esse?

Aqui Também
Na fatídica madrugada do último domingo a enfermeira
Géssica de Sá Soto foi a vítima mais próxima dos venecianos. Ela passou por uma situação daquelas que Nova Venécia não está habituada. A cidade saiu da rotina e vidas foram marcadas indelevelmente.

O assunto
Da manhã do domingo até a metade da semana, Nova Venécia só falou de uma coisa: o Caso Géssica. Logo nas primeiras horas do domingo, o Correio9 percebeu que estava diante de uma pauta extraordinária. A cobertura começou, mas não sabemos quando vai ter fim…

A Informação
A cobertura do caso foi o assunto mais debatido da semana e, como todo grande debate, não faltaram as controvérsias. Nossa equipe acompanhou discussões ferrenhas e até acusações a autoridades pelas redes sociais. Muitos se esqueceram de que o Facebook não é um lugar privado.

Aos Milhares
O Portal e a página do Correio9 no Facebook bateram todos os recordes de acesso esta semana, mostrando o quanto o “Caso Géssica” despertou o interesse das pessoas. Apenas uma das reportagens (a da inocência de Breno Ferreira Pansiere) recebeu mais de 15 mil acessos únicos. É a força e a credibilidade do nome Correio9 ultrapassando fronteiras.

A Cronologia
A festa começa às 8:00 da noite de sábado. Depois de meia-noite começa a briga. Géssica é levada para o Hospital São Marcos. De lá é transferida para São Mateus. Pela manhã as fotos de três pessoas são, irresponsavelmente, divulgadas. Na mesma manhã a polícia começa a ouvir as pessoas. Na segunda, ouve mais dois. Na terça, Géssica depõe, e em seguida, os dois acusados são presos. Na quinta, Géssica recebe alta hospitalar.

Encrencados
Vale lembrar: dos 44 senadores que votaram a favor de Aécio, 28 são investigados pelo Supremo Tribunal Federal. Alguns que votaram contra Aécio, estão preocupados com as eleições de 2018.

Arranja Outra
A senadora Rose de Freitas não compareceu à sessão que votou e decidiu pela manutenção do mandato do seu colega Aécio Neves. Ela se justificou dizendo que não pôde viajar porque não encontrou passagem de Vitória para Brasília. Que desculpa mais esfarrapada, senadora!

Do Ninho
Só para lembrar, Rose de Freitas (PMDB) pertence ao grupo do ex-deputado Eduardo Cunha, preso em Curitiba. É ligadíssima ao presidente Michel Temer, denunciado duas vezes pela Procuradoria Geral da República. E, na semana passada, teve seu nome citado na delação do doleiro Lúcio Funaro, como tendo recebido dinheiro do “bando” de Eduardo Cunha. Precisa desenhar?

Me Lembro Bem
Em 2016, a senadora Rose de Freitas passou mal no dia da votação do impeachment da ex-presidente Dilma. Agora, alegou que não conseguiu embarcar para Brasília. Dá para acreditar?

Quem Sabe?
O que explica, afinal, a atitude do senador Ricardo Ferraço de se licenciar do mandato até o próximo dia 15 de dezembro? Antes da votação do caso Aécio, ele se disse contrário à volta do seu correligionário tucano. No entanto, ele viajou para os Emirados Árabes, não participou da votação e, ainda, se mostrou surpreendido com o resultado. Com tanta negociação entre os parlamentares, não foi pego de surpresa, como tentou parecer.

Contra
O senador Magno Malta (PR) foi o único capixaba na votação. Ele votou contra a volta de Aécio Neves ao Senado. Não jogou para a plateia como seus colegas Ricardo Ferraço e Rose de Freitas.

Que Abacaxi!
Esta semana, uma camionete de venda de abacaxi, que fica estacionada no início da Avenida Guanabara foi furtada. Dezenas de frutas foram levadas, além da caixa de ferramentas do proprietário. Na semana passada, uma barraca de churrasquinho também foi levada. Estão roubando de tudo em Nova Venécia. Está difícil de descascar este abacaxi.

COMPARTILHE

COMENTE