Coluna Exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (21/07/2018)

POR BILLY BALDO – billybaldo@correio9.com.br


Centenas de mulheres já foram publicadas nesta coluna. Para estar aqui, basta ser assim: linda! Julia Tetzner Francischetto Piana é de Nova Venécia, tem 20 anos e adora passear e tirar fotos. Seja bem-vinda ao hall das gatas do Rugido!

 

Histórico
Ontem, 20 de julho, fez exatos 49 anos que o homem pisou na superfície da Lua. O feito do astronauta norte-americano Neil Armstrong e do seu colega Buzz Aldrin foi transmitido ao vivo para 100 milhões de pessoas. Foram, ao todo, duas horas e 45 minutos de caminhada pelo satélite terrestre.

 


Ao pisar na superfície lunar, Armstrong disse a famosa frase: “Este é um pequeno passo para o homem e um salto gigantesco para a humanidade”. Foram recolhidos cerca de 22 kg de material do solo e eles fizeram várias fotos. Ambos pousaram numa região chamada Mar da Tranquilidade, a bordo do módulo lunar Eagle.

 

Mais
A missão de grande sucesso havia começado no dia 16 de julho 1969, quando o foguete Saturno V foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, transportando a espaçonave Columbia. A tripulação era formada pelo comandante Neil Armstrong, Michael Collins (piloto do módulo de comando) e Edwin “Buzz” Aldrin (piloto do módulo lunar). A Apollo 11 retornou à Terra no dia 24 de julho a uma velocidade de 11.031 metros por segundo e pousou no Oceano Pacífico. Os três astronautas ainda precisaram ficar de quarentena para evitar que trouxessem algum tipo de micróbios do espaço. Depois, viraram celebridades mundiais e escreveram para sempre os seus nomes na história.

 

Céticos
O pior é que, passado quase meio século, há quem ainda não acredita no feito.

 

No Zenorzão
Neste sábado (21) as equipes sub-11, sub-13 e sub-15 de Nova Venécia enfrentam os times de Pedro Canário pela 1ª rodada da fase regional da 43ª Copa A Gazetinha. Os jogos acontecem no estádio Municipal Zenor Pedrosa Rocha e têm início a partir das 8 horas.

 

Explodiu
A matéria publicada por este diário na última quarta-feira (18) sobre um grupo de jovens ostentando armas no Bairro Rúbia, em Nova Venécia, teve uma gigantesca repercussão. Somente em nosso portal, a reportagem atingiu mais de 15 mil visualizações.

 

Trabalho
O jornalismo investigativo do Correio9 joga luz a um problema que os venecianos vivenciam de perto (o crescimento da criminalidade). O assunto deve ser discutido amplamente entre a sociedade e as autoridades, para que se evite fatos desta natureza. O momento de agir é agora, para não chorarmos num futuro próximo.

 

Assassinatos
O tráfico de drogas é a principal causa no aumento de crimes em quaisquer municípios e, em Nova Venécia, não é diferente. Em 2012, publicamos um Editorial sobre como Nova Venécia ainda era uma cidade pacata em relação aos 78 municípios do Estado. Naquele ano, aconteceram somente quatro assassinatos. E quase não se ouvia falar em pontos de vendas de drogas no município.

 

Piorou
Nos anos seguintes, houve um aumento no número de homicídios, na mesma proporção em que, também, apareciam bocas-de-fumo em vários bairros da cidade. Só para efeito de comparação, em 2017 foram assassinadas 16 pessoas em Nova Venécia, um número 4 vezes maior do que o registrado em 2012. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo.

 

Paz
Algumas cidades do Estado não registram homicídios há mais de um ano: São elas: Bom Jesus do Norte, Apiacá, São José do Calçado, Muqui, Atílio Vivácqua, Ibitirama, Águia Branca, Marechal Floriano e Alfredo Chaves [esta última, há mais de três anos sem assassinatos].

 

Bozo
O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) fez uma piada em sua rede social nesta semana sobre uma pesquisa que dizia que o presidenciável perde 20% dos seus eleitores por mês. Bolsonaro, retrucando a reportagem, disse que, se fosse assim, então ele deveria estar com – 80%.

 

Aulinha
Percebe-se a falta de conhecimento de Bolsonaro. Vamos lá: se ele tem 20% nas intenções de voto e perde 20% dos eleitores em julho, terá 16% em agosto. Perdendo mais 20% em agosto, terá 12,8% em setembro e assim sucessivamente até chegar a zero. O que falam dele é verdade: além de não saber nada de Economia e bons modos, também é fraco em Matemática.

 

Outdoor
Por falar no Bolsomito, uma turma de venecianos mandou confeccionar um outdoor para afixar numa rua da cidade. Na placa, estava escrito: “Nossa bandeira é verde e amarela, jamais será vermelha. Pela família, honra e trabalho moral. Nova Venécia está com Bolsonaro”.

 

Outdoor II
A missão de colocar a placa foi abortada na última hora, pois a turma foi avisada que a atitude poderia caracterizar propaganda irregular em período eleitoral. Ainda bem que isso aconteceu, pois eu já estou cansado de ver a cara desse cidadão em tudo quanto é matéria nas redes sociais, e vê-lo num outdoor, sorrindo, na minha cidade, seria uma lástima.

 

Negou
Uma mulher integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que faz parte do acampamento Ondina Dias, no interior de Nova Venécia, procurou atendimento médico no Posto de Saúde do Bairro São Cristóvão. Lá, ouviu da atendente: “Não estamos atendendo ninguém do acampamento. O que vocês estão fazendo lá é roubando terra!”. Pode isso, André Fagundes?

 

Concurso Público
As inscrições para o concurso público da Câmara Municipal de Nova Venécia foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (23). Há vaga para procurador jurídico, técnico legislativo e escriturário.

 

Um Vereador
Depois do ‘caso do notebook’, mais um vereador está na mira da Justiça, em Nova Venécia. Uma fonte segura informou à coluna de que o caso está no Ministério Público e, se tudo caminhar como é o previsto, poderá haver outra cassação de parlamentar no Legislativo Veneciano. Que coisa, heim!?

 

Outro Vereador
No dia 17 de julho de 2018, a Corregedoria da Câmara Municipal de Nova Venécia recebeu mais uma denúncia contra um vereador. Agora, a acusação é por assédio sexual. O fato teria ocorrido em 2016, logo após as eleições. No processo, constam as mensagens, supostamente enviadas à vítima, incluindo fotos da genitália do dito vereador. Tem que chamar o padre para jogar água benta nesta Casa de Leis.

 

Na Cola
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Venécia recebeu denúncias de furto de produtos que ficam expostos nas vitrines das lojas. Os furtos geralmente acontecem durante à noite, quando os criminosos utilizam gancho de ferro para “pescar” as peças de roupas que estão na vitrine. Em alguns casos houve arrombamento. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas. A CDL está determinada a acabar com os gatunos-pescadores.

 

Crendeuspai!
O fundador da Igreja Mundial do Reino de Deus, Waldomiro Santiago, parece não conhecer a palavra ‘limite’ e lançou uma nova extorsão…ops…campanha focada para o mês de dezembro. Chamada de “Projeto de vida”, a peça teatral convida os fiéis a pagarem um triplo dízimo (isso mesmo que você leu) 30% do salário. O autointitulado apóstolo justifica os ‘30%’ e diz que aqueles que participarem da campanha receberão “a unção com óleo da tripla honra no altar”. E tem gente que vai pagar!

 

Sucesso
No dia 25 de agosto, no Centro Cultural Casarão, em Nova Venécia, a Banda Fractus vai gravar o seu DVD. As 70 vagas disponíveis ao público se esgotaram no mesmo dia da promoção. O Correio9 tem presença confirmada.

 

Cadê?
E a tão anunciada frente fria que “chegou” nesta quarta-feira ao Espírito Santo? Será que ela resolveu curtir o verão que, parece, não ter fim?

 

Na Vila
Fim de semana chegou e a agitação é em Itaúnas. O Festival de Forró, como já é de costume, vai levar uma multidão para a bucólica Vila. Boa diversão!

 

 

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.