Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (18/11/2017)

Por Billy Baldo (Correio9) – billybaldo@correio9.com.br


Vem chegando o verão, e com ele as maravilhas da estação. A gata Thaynara Afonso Cardoso, de 19 anos, é um desses exemplos. Ela é de São Mateus, adora sair com os amigos e também ficar com a família.

Cisão
Algumas farpas foram trocadas, durante a reunião – entre a Prefeitura, a CDL e comerciantes – para tratar da organização do Natal, na última terça-feira. Ficou claro que existem, em Nova Venécia, dois grupos políticos que não se dialogam. E pior, eles concorrem entre si. O prefeito Lubiana falou em “governo paralelo”.

Capitella
O assunto surgiu quando a organização da Capitella foi mencionada. De acordo com o que foi revelado, os organizadores não procuraram parceria com a Prefeitura para a realização da festa. Mas os recursos, dos patrocinadores, não teriam sido suficientes. Aí bateram na porta da Prefeitura.

Capitella
O assunto surgiu quando a organização da Capitella foi mencionada. De acordo com o que foi revelado, os organizadores não procuraram parceria com a Prefeitura para a realização da festa. Mas os recursos, dos patrocinadores, não teriam sido suficientes. Aí bateram na porta da Prefeitura.

Por que Não?
O secretário de cultura, Anderson Sabino disse que sua intenção era de que a Capitella fosse um evento de comemoração à imigração europeia, uma vez que Nova Venécia recebeu imigrantes de outras regiões da Europa, além da Itália.

Tem Razão
Barrigueira disse: “Um governo anterior criou uma extensa programação voltada para os descendentes italianos e pintou a cidade toda com as cores da Itália, se esquecendo das demais raças que formam a sociedade veneciana”.

Resumindo…
Como bem diria o personagem John Milton, esplendorosamente interpretado por Al Pacino no filme ‘O Advogado do Diabo’: “a vaidade é meu pecado favorito”…

“Cheiro de Fedô”
Muitos leitores têm reclamado do mau cheiro da água que está chegando às residências em Nova Venécia. E esta semana o prefeito, Barrigueira, disse que o nível do Rio Cricaré está tão baixo, que a Cesan está fazendo o tratamento de esgoto para abastecer a cidade.

Tapa-Buracos
O prefeito de Nova Venécia anunciou que será iniciada uma operação tapa-buracos, nas ruas da cidade. Será um alívio aos pedestres e motoristas que reclamam, o tempo todo, da quantidade de “ruas nos buracos” do município.

Ficou de Fora
Tetracampeã, a seleção italiana não participou, apenas, de dois mundiais, mas está fora da Copa da Rússia, em 2018. A Squadra Azzurra foi abatida, na última segunda-feira, pela Suécia, depois de um empate sem gols. Para os italianos, foi um desastre.

Quase Sempre
Atrás apenas do Brasil, que jogou todos os vinte Mundiais, a Itália – tetracampeã empatada com a Alemanha – é a segunda seleção que mais participou de Copas, com 18 presenças, e não fica ausente do torneio desde 1958, ano do primeiro título brasileiro.

Quando
A primeira ausência italiana em Copa do mundo foi na edição de estreia, em 1930, no Uruguai, quando muitos países europeus abdicaram da disputa por causa da cara e cansativa viagem, de navio, até a América do Sul. Apenas a Bélgica, a França, a Iugoslávia e a Romênia representaram o continente. Depois dos títulos em 1934 e 1938, a Azzurra voltaria a se ausentar de uma Copa em 1958, na Suécia, porém desta vez por demérito próprio.

O Peru Entrou
Após 36 anos, o Peru voltou a entrar na Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, o drama acabou e o sonho do torcedor peruano se concretizou com a vitória por 2 a 0 sobre a Nova Zelândia, no, lotado, estádio Nacional, em Lima.

Barbas de Molho
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) – aquele mesmo – tem admitido para os seus aliados mais próximos que será candidato a deputado federal em 2018. Ele é alvo de nove inquéritos no Supremo Tribunal Federal e está sem fé na reeleição para o Senado. Em 2010, quando foi eleito, ele obteve 7,56 milhões de votos (39,5% do total) e foi um dos senadores mais bem votados no país.

Antes Disso
Aécio já cogitava descer um degrau em fevereiro, quatro meses antes de ser flagrado pedindo R$ 2 milhões em um grampo com o empresário Joesley Batista, da JBS. Os danos causados pelo escândalo à imagem do senador.

Privilegiado
O tucano diz aos correligionários que quer manter um cargo no Legislativo para tentar recuperar sua biografia e defender seu legado como governador de Minas Gerais. Caso consiga se eleger, o senador também garantirá mais quatro anos de foro privilegiado. Como já vimos, ele conta com o apoio do Senado e do STF.

No Foco
Neste domingo (19), o governador Paulo Hartung (PMDB) volta aos Estados Unidos, onde esteve em missão oficial no início do mês na Carolina do Sul. Desta vez ele participa de um encontro promovido pela Fundação Lemann, na Universidade de Yale, em que lideranças mundiais vão debater a gestão pública no Brasil. Hartung vai apresentar a gestão do Espírito Santo como uma experiência de sucesso.

“Noiva Cobiçada”
Hartung está sendo cotado para ser vice do apresentador de TV Luciano Huck, nas eleições ao Palácio do Planalto. Ele já foi mencionado para compor chapa com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; para vice de uma eventual candidatura do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) e, também, como vice do ministro da Fazenda Henrique Meirelles (PSD).

Coadjuvante?
De jeito nenhum. O governador Hartung vai aos Estados Unidos a convite da Fundação Lemann.

A Fundação
A fundação foi criada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann. Lemann é o dono da Ambev, possui uma fortuna estimada em U$ 30 bilhões, mais de R$ 98 bilhões, e é o homem mais rico do Brasil, desde os tempos em que muitos acreditavam que era o Eike Batista.

Assim…
Enganam-se os que acreditam que Hartung só poderá ser vice. As alianças políticas são imprescindíveis para a composição da chapa, mas é “gente grande” quem está de olho no “jeito Hartung de governar”. Podem vir surpresas por aí…

O Poderio
A AB InBev, controlada por Lemann é dona da Ambev no Brasil e figura como a maior cervejaria do mundo, com faturamento anual de cerca de U$ 40 bilhões. A companhia é dona de mais de 200 marcas de cervejas. Entre elas, a Stella Artois, Budweiser, Skol, Brahma e Antártica.

Nosso Face
Matéria: “Anteprojeto de Lei restringe uso de água potável em época de estiagem”
Comentário: “Tomara que esse “novo projeto seja estendido e aplicado aqueles “peixes grandes “que tem bombas fazendo a capitação de água no rio cricare para molhar as suas lavouras de cafés. (sic).

Ocaso
Este Correio9 reproduz na edição de hoje, matéria do site globo.com que faz uma análise detalhada sobre o fim das boates no mundo. Os fatores listados são vários, mas espanta mesmo é que chegou-se à conclusão de que os jovens de hoje preferem açaí e Spotify do que se embriagar e outras coisas mais. Será?

Pode Ser
A depender do que acontece nas boates de nossa região, por exemplo, não é de se admirar que o fluxo venha caindo. Boate por aqui só dupla sertaneja, o que convenhamos é a mesma coisa que colocar o AC-DC pra tocar em um curral.

Tempo
Esta semana completaram-se quatro meses que Katiane Renock Zava, de 17 anos, foi vista pela última vez em Vila Pavão. Segundo relato da mãe, Luciane Renock Zava, de 34 anos, até hoje ela não recebeu nenhuma informação sobre o misterioso sumiço da filha.

Saindo
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ademir Cassaro deixará o comando da entidade no dia 31 de dezembro. Cassaro, que está no cargo desde 2010, abre vaga para Wasley Darós Cesconetto, eleito, e que assumirá no dia 1º de janeiro.

COMPARTILHE

COMENTE