Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (17/02/2018)

POR BILLY BALDO – billybaldo@correio9.com.br


 

Um clic especial da nossa gatíssima da semana, Amanda Morau Rigo, de 22 anos. Ela reside em Vitória e estuda Direito na FDV. A bela possui vários sonhos, entre eles, constituir uma família e ascender profissionalmente num bom cargo público. Amanda adora viajar para outros estados, conhecer pessoas novas e lugares diferentes. Sucesso na vida, princesa!

 

Lista
Carnaval passou e agora vem a dura realidade do início do ano. Gastos com mensalidades escolares, IPTU, IPVA e mais um monte de “Is” começam a fazer parte da rotina de um país que sabe sugar, e bem, do contribuinte.

 

Devo Sim
E a penúria aumenta mais ainda para quem já deve a alguém. Segundo levantamento feito junto ao Serasa Experian, mais de 100 mil empresas aparecem na lista dos endividados no Espírito Santo.

 

Lista
Se levar em conta o nível Brasil, o caos aumenta para 5,3 milhões de empresas inadimplentes. Em relação a dezembro de 2016, houve um acréscimo de cerca de 500 mil CNPJ’s com dívidas em atraso – alta de 10,8%.

 

Grátis
E quando o assunto é não gastar, vale revelar que nas Farmácias Cidadãs Estaduais do Espírito Santo é possível conseguir 300 tipos de remédios gratuitos.

 

Onde?
As farmácias estão em 10 municípios capixabas: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Colatina, Linhares, Nova Venécia e São Mateus.

 

Caro
Ainda sobre o dinheiro, a equipe do Boavista, que detém o mando de campo na final da Taça Guanabara contra o Flamengo neste domingo, às 17 horas, em Cariacica, sapecou o ingresso a R$ 200,00, sendo que a meia entrada ainda fica salgada, R$ 100,00. A ocasião fazendo o ‘ladrão’.

 

Na Veia
A boa turma do rock tem a oportunidade de dar as caras. Estão abertas as inscrições para participar do 2º Vitória Rock Festival. As bandas inscritas devem ter como base de ensaios o Estado e a maioria de seus integrantes residentes no Espírito Santo. A inscrições até o dia 3 de março no site bit.ly/RegulamentoVR2018).

 

Cobrança
Na sessão desta semana, na Câmara Municipal de Nova Venécia, o vereador Zequinha Brasileiro, do PV, questionou ao município sobre a irregularidade na coleta de lixo na cidade e a ausência de planejamento da manutenção e limpeza dos terrenos baldios. E olha que não são poucos!

 

Endosso
Na mesma sessão, o vereador Cimar do Altoé, do PHS, sugeriu ao município, a designação de dois funcionários, em cada bairro, para a realização da limpeza de ruas. Faltou alguém sugerir o recolhimento das montanhas de lixo que estão se acumulando nos bairros afastados do Centro da cidade.

 

Os Perigos
Lixo e entulho acumulados servem para abrigar animais peçonhentos e insetos. Em quase todos os bairros, os moradores têm recebido, indesejadas, visitas de cobras, além de escorpiões em suas casas.

 

Os Porcos
Moradores dos bairros Aeroporto e Rúbia têm reclamado dos vizinhos que, mesmo com a rotina de recolhimento, por parte da prefeitura, têm dispensado lixo nas ruas. Muitos venecianos parecem não saber de que a manutenção da limpeza pública é de responsabilidade de todos. Ou seja, mesmo onde a limpeza está regular, não faltam os “porcos” e suas “cagadas”.

 

Tiririca da Vida
É como está o vereador Luciano Márcio (PSB). Há cinco meses, ele enviou um requerimento solicitando, à Prefeitura, informações sobre as obras da quadra poliesportiva do Bairro Aeroporto. A construção foi demolida, parcialmente, em setembro do ano passado pela Prefeitura de Nova Venécia após a constatação de falhas estruturais graves. Até agora a prefeitura não encaminhou as informações solicitadas pelo vereador.

 

Pegando Pesado
Na sessão desta quinta-feira, 15, Luciano Márcio indagou a demora no retorno por parte do Poder Executivo.

 

O Que Ele Disse?
“A falta de atenção e a morosidade da prefeitura em responder ao requerimento demonstra falta de respeito com esta Casa e com o cidadão veneciano. Já se passaram cinco meses e ainda não tive resposta sobre perguntas pertinentes àquela obra que, inaugurada há menos de um ano, teve parte de sua estrutura danificada”. E olha que ele pertence ao mesmo partido do prefeito, Barrigueira, o PSB!

 

Parabéns!
Já o Ronaldo Barreira, do SD, parabenizou à Secretaria Municipal de Cultura pelo “ótimo carnaval” promovido no município, mas fez uma crítica ao 2º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o vereador, eventos municipais podem ocorrer até à uma hora da manhã, mas os policiais, responsáveis por garantir o cumprimento do horário, deixaram o evento, que aconteceu no Oratório, antes da hora.

 

Merece
Muitos elogios ao secretário de Cultura, Anderson Sabino, pela organização dos dois, principais, carnavais realizados em Nova Venécia. Tanto o “CarnaBis”, quanto o “Oratório Folia”, fizeram a festa dos foliões venecianos no interior do município. E melhor: tudo em paz.

 

Enquanto Isso…
Se por um lado o carnaval reuniu muita gente no interior, o mesmo não se pode falar do movimento na cidade. Nova Venécia parece ter sido abandonada, durante o carnaval, pelos moradores. A cidade ficou deserta, “podia-se fazer qualquer coisa” nas ruas. Até “andar pelado”, mas quem aproveitou mesmo foram os arrombadores de residências.

 

Candidata
Em entrevista ao jornal A Tribuna, a senadora Rose de Freitas, do PMDB, declarou ser candidata ao governo capixaba nas eleições deste ano. Ela e o atual governador, Paulo Hartung, pertencem ao mesmo partido e ele, também, está na disputa.

 

Surpresa!
Mas parece que Rose não combinou nada com o seu partido, tampouco com os correligionários.

 

Por quê?
Imediatamente, o presidente estadual do partido, deputado federal Lelo Coimbra, rechaçou as declarações da senadora. Lelo classificou a candidatura de Rose como aventura e disse que ele e o PMDB apoiam a candidatura de Hartung.

 

Na Convenção
As convenções partidárias, que definirão os candidatos, acontecerão entre 24 de julho e 5 de agosto. Até lá, tudo não passa de especulação e busca de espaço.

 

A Defesa
Lelo Coimbra é fiel aliado de Hartung e seu apoio, a ele, se apoia na política de rigidez fiscal, adotada pelo governo capixaba. Para o presidente do PMDB, o equilíbrio fiscal é a resposta que já foi dada.

 

E Rose
Segundo Lelo, Rose de Freitas é a “antítese” de Hartung, quando se trata de equilíbrio fiscal.

 

Na Verdade
Tanto Rose, quanto Hartung têm suas pedras no sapato. A senadora possui ligações estreitas, que podem ser perigosas, com o governo de Michel Temer, este, provavelmente, o presidente mais odiado da nossa história. Em um debate eleitoral, ela vai ter de explicar sua ligação com o governo e por que não se incomoda com o atoleiro de corrupção em que Temer e sua quadrilha estão afundados.

 

Já Hartung
O governador-candidato não poderá fugir das explicações sobre a sua política de austeridade fiscal. O controle adotado desde o início do seu terceiro mandato, em 2015, desagradou alguns – que ficaram sem aumento – e muitos prefeitos, que viram reduzir as verbas aos municípios.

 

Beija-Flor
A Beija-Flor de Nilópolis surpreendeu com uma visão crítica não partidária e levou à avenida o enredo: “Monstro É Aquele Que Não Sabe Amar (Os Filhos Abandonados da Pátria Que Os Pariu)”. Com ele, levou, também o título de campeão do carnaval do Rio de Janeiro.

 

Aconteceu!
O acontecimento do carnaval foi a Paraíso da Tuiuti, explicando a quem ainda não tinha entendido o que é o golpe dos corruptos, e para onde ele está levando o Brasil. Com o enredo: “Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?”, a escola ficou em segundo lugar no carnaval Carioca 2018, no entanto, foi a escola que contagiou todo mundo e apareceu em todo o mundo.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.