Coluna Exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (13/04/2019)

POR BILLY BALDO – billybaldo@correio9.com.br


 

Há mais de 14 anos escrevo sobre assuntos diversos nesta coluna; uns discordam dos textos, outros apoiam. Mas o que todo mundo já sabe e concorda é que publicamos sempre as mais belas mulheres. Hoje, abrilhantando a nossa página, trazemos a veneciana Samara Francischetto, de 26 anos. Ela é formada em Direito e é empresária. A família, a todo o momento, é a sua forte paixão.

 

Cara Nova
Quem passa pela rotatória, no final da Avenida Guanabara, em Nova Venécia, percebe que algo está diferente. Os antigos blocos sextavados, que recobrem as pistas, estão sendo cobertos por uma camada asfáltica, trazendo mais conforto para o trânsito e para quem caminha pelo local.

Vai sair
A informação, que acaba de sair do forno, é de que está garantida a execução do projeto da nova Avenida Guanabara. A obra é importantíssima para a mobilidade urbana. Ela vai liberar mais espaço, oferecer segurança a pedestres e ciclistas, além de pôr fim ao caos gerado ali em dias de chuva forte. Mas, num futuro breve, tudo isso será passado.

Bate-bate
Desgastada pelo tempo e pela chuva, as duas pistas da Guanabara estão desniveladas e com afundamentos. Ao trafegar por ela, os veículos batem tanto que parece não possuírem amortecedores. Motoristas que o digam.

Contra
Eu aposto que, tão logo a obra seja anunciada oficialmente, os ‘contrários’ vão cair em cima. É sempre assim. Se eles não aparecerem é porque estão doentes.

Casagrande
Desde que tomou posse, o governador Renato Casagrande (PSB) tem dado atenção especial ao interior do Estado; e com Nova Venécia não tem sido diferente. Obras que estavam travadas há anos foram retomadas. Outras, que estavam nas gavetas do Palácio Anchieta, estão sendo retiradas.

Alinhamento
A retomada de investimentos estaduais no município, depois do alinhamento político entre a Prefeitura de Nova Venécia e o Governo do Estado demonstra a importância desta parceria.

O articulador
À frente das articulações e encaminhamentos dos projetos, está o secretário de Planejamento da Prefeitura de Nova Venécia, Edson Marquiori. Desde que Barrigueira tomou posse no primeiro mandato ele se tornou uma espécie de ‘primeiro-ministro’, o braço direito do prefeito. Além disso, é homem da cozinha do governador e tem trânsito livre no Palácio Anchieta.

Os projetistas
Marquiori e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rômulo Baía, são os responsáveis pela análise e coordenação da execução de projetos determinados pelo prefeito.

Os projetos
Marquiori disse à coluna, que a Secretaria de Planejamento tem prontos todos os projetos de infraestrutura do município. No entanto, faltava parceria e boa vontade para que eles começassem a ser implementados.

Eleições 2020
As especulações sobre as eleições do ano que vem são grandes. Muito se tem cogitado sobre possíveis nomes, e muitos já estão lançados desde as eleições de 2018. Entre eles, está o de Marquiori. Porém…

Eleições 2020 II
Questionado pela coluna sobre sua eventual candidatura à sucessão ele respondeu: “Está cedo para pensar nisso. Temos muitos projetos que estavam prontos e que agora começam a sair do papel. Estamos em um momento de trabalhar muito para realizá-los, pois o município tem questões que a população espera há muito tempo. Além disso, uma candidatura depende de muita gente, não de uma vontade própria. Estarei onde for melhor para Nova Venécia”, pontuou.

Alô Cesan!
Cadê a água que não tem chegado ao Bairro Aeroporto em Nova Venécia?

Chuva
Várias cidades da região Noroeste sofreram com os transtornos causados pelas chuvas nesta quinta-feira, 10. Pinheiros, Conceição da Barra e o balneário de Guriri, foram os lugares mais atingidos, com muitos alagamentos, trânsito interrompido e prejuízos aos moradores. Prevenção zero!

Guriri
Aliás, não dá para entender porque a Prefeitura de São Mateus não se pronuncia sobre uma forma de pôr fim aos alagamentos em Guriri. Afinal, o problema é recorrente e não vem de agora.

Vergonha
Quem passa pela Praça Adélio Lubiana, em Nova Venécia, e olha para os prédios na margem direita do Rio Cricaré se choca com a quantidade de esgoto doméstico que é despejada, diretamente, nas águas do Rio. Quase todos os prédios têm um cano pendurado despejando poluição sobre as águas. Além disso, a maioria das construções tem as colunas fincadas dentro do leito do Rio. Pode isso, Arnaldo?

Reembolso
O projeto de reembolso de despesas de combustíveis aos vereadores da Câmara Municipal de Nova Venécia foi aprovado na sessão da última terça-feira. A Mesa Diretora garante que vai haver economia.

Barulho
A apresentação da proposta – de reembolso de combustíveis – gerou muitos comentários nas redes sociais. Os vereadores foram “escrachados” por montagens distribuídas na internet. Algumas pessoas sequer tinham informação sobre o teor da proposta e desrespeitaram, injuriaram e caluniaram os parlamentares venecianos.

Barulho II
Da forma como muitos comentários são feitos, em breve pessoas serão convidadas a subir as escadarias do Fórum. É só aguardar!

Viralizou
Na entrevista com Pedro Bial, na madrugada da última segunda-feira, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, reforçou a suspeita de que não tem muita intimidade com a língua portuguesa. Ele usou a palavra “rugas” no lugar de “rusgas”. Ao falar dos atritos com Rodrigo Maia, disse: “no fundo, essas “rugas” pontuais, em política, podem acontecer”. Pior de tudo: falou três vezes “haviam” no sentido de “existir”. Ele assassina a língua portuguesa.

Viralizou II
Antes disso, já tinha viralizado seu depoimento falando em “conje” no lugar de cônjuge e “sobre” violenta emoção, no lugar de sob violenta emoção.

Filósofo
Para quem duvida que Olavo de Carvalho, guru de Bolsonaro, é maluco, basta ver sua sugestão ao presidente durante programa Conversa com Bial. Ele sugeriu que o presidente desse um ministério para cada um de seus três filhos: Carlos, Eduardo e Flávio. Por que a ideia é doida?

Filósofo II
Os três filhos são uma das principais fontes de desgaste de Bolsonaro. Flávio, como se sabe, está sob suspeita de desvio de dinheiro via seu ex-motorista Fabrício Queiroz, sem contar as ligações com as milícias. Carlos criou uma série de inimigos ao governo e ao pai com suas redes sociais. Foi dele a ideia do “Golden Shower” e do vídeo pornô no carnaval. Eduardo se comporta como ministro das Relações Exteriores e não para de cometer gafes diplomáticas. Simples assim!

Filósofo III
Compreensível: Olavo achou que Vélez seria um bom ministro. Assim como achou que no Ministério das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, hoje motivo de piada mundial, ajudaria a promover a imagem do Brasil. Olavo é um homem que possui um grau de inteligência, mas para pitacos políticos não se sai muito bem.

Moro de Saias
O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT) decidiu, por unanimidade, cassar o mandato da senadora Selma Arruda (PSL-MT) sob acusação de abuso de poder econômico e caixa dois. Seus dois suplentes também foram implicados. Em fevereiro, o Ministério Público Eleitoral pediu à Justiça Eleitoral a cassação do diploma da parlamentar, e que houvesse novas eleições para a cadeira dela. As investigações apontam que a equipe da senadora gastou R$ 1,2 milhão em recursos de origem clandestina.

Moro de Saias 2
Juíza por vinte e dois anos, Selma foi uma das novatas eleitas pelo arrastão conservador estrelado por Jair Bolsonaro. Aposentou-se no ano passado e, nessa mesma época, pediu filiação ao PSL. Foi a mais votada em Mato Grosso, com 24% dos votos válidos. Selma se elegeu prometendo combater a corrupção e as organizações criminosas. Em 2017, ela fez parte da Operação Sodoma, que prendeu o ex-governador Silval Barbosa (MDB). Desde então, ficou conhecida como “Moro de Saias”.

Contagem
Faltam 12 dias para a Festa da Cidade de Nova Venécia. Naiara Azevedo, Mano Walter, Blacksete, Forró Perfeito, e mais 18 bandas vêm aí.

Beijo
Hoje, 13 de abril, é o Dia do Beijo.

Fim de coluna
Tô com saudade de tu, meu desejo / Tô com saudade do beijo e do mel / Do teu olhar carinhoso / Do teu abraço gostoso / De passear no teu céu /
É tão difícil ficar sem você / O teu amor é gostoso demais / Teu cheiro me dá prazer /Quando estou com você / Estou nos braços da paz…

(Dominguinhos /
Nando Cordel)

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here