Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (13/01/2018)

POR BILLY BALDO – billybaldo@correio9.com.br

A gata que ilustra a coluna desta semana é a carioca Rayanne Lima. Ela nos ajuda a entender porque a cidade é tão maravilhosa.

 

Sofrência
A Câmara de Nova Venécia sempre teve seus folclores. A cada legislatura vai aparecendo mais, e eles ajudam a aliviar a tristeza e o sofrimento do povo. Sabemos que o povo está sofrendo, mas, quando ele ouve certos vereadores, o riso é tanto que, adeus sofrimento! Quanta sofrência!

 

Visita
O vereador Zequinha Brasileiro postou uma foto em sua rede social e um elogio à nova Unidade de Saúde do Bairro Altoé, em Nova Venécia, inaugurada esta semana. Manifestando satisfação, ele parabenizou o prefeito. Mas…

 

Surgiu Uma Pergunta
Uma internauta indagou: “E médico para atender o povo, vai ter? Porque estou desde abril de 2016 esperando me chamarem pra consultar com um ortopedista e até hoje nada!”. Aí…

 

Ele Respondeu
“Nestas Unidades de Saúde não têm o atendimento de médicos ortopedistas. Mas o local que estava tendo esse atendimento é no “P.A”: Pronto Atendimento, mas infelizmente ainda não foram contratados médicos ortopedistas, que no meu ponto de vista já passou da hora, pois não adianta ter o local de atendimento, se está sem esses médicos ortopedistas. Esse ano nós vereadores temos que cobrar, do prefeito, mais médicos especialistas pelo SUS, nas áreas de: ortopedia, cardiologia, urologia e oftalmologia”. Promessa é dívida, heim, vereador!

 

Leilão
O Banestes realizará, no próximo dia 19, um leilão de veículos e equipamentos. Ao todo, estarão disponíveis 83 itens para compra, entre carros, caminhões, picapes e semirreboques. Mais informações no site do Banco: www.banestes.com.br, na seção “leilões”.

 

“Pescou”
O governador Paulo Hartung (PMDB) esteve no município de Barra de São Francisco na última quarta-feira, onde passou o dia cumprindo uma extensa agenda. Como não podia deixar de ser, políticos de toda a região invadiram a cidade. Entre eles, o prefeito de Água Doce do Norte, Paulo Márcio (DEM), que estava “ligadíssimo no discurso”.

 

Tanto Que
Durante o discurso do governador, um internauta flagrou o prefeito cochilando. Para sua sorte ele fazia parte da “comissão de frente”, estando sentado na primeira fila de cadeiras, tendo passado quase despercebido, menos para o governador que estava à sua frente. Após “pescar”, Paulo Márcio acordou, esfregou os olhos e fingiu estar mexendo no celular.

 

Entendi
Você já observou a quantidade de farmácias que tem em Nova Venécia? Tem uma em cada esquina, em frente à outra, ao lado… E tem aparecido mais. Esta semana, uma fonte revelou a esta coluna que a razão disso está nos lucros estratosféricos do setor farmacêutico. Em alguns casos podem passar de 1000% em certos medicamentos.

 

Extremos
Hoje, no Brasil, se você acredita em direitos trabalhistas, se você defende os direitos dos previdenciários, se você é contra uma condenação sem provas, se você acha que a ditadura militar no Brasil cometeu excessos, se você ainda acredita que foi uma ditadura, más notícias: você se tornou um extremista. Hoje, se Cristo voltar à Terra e dizer: “Vinde a mim as criancinhas…”, ele seria massacrado nas redes sociais.

 

Confundindo
No subtítulo, da sua capa, esta semana, a “Veja” defende a candidatura presidencial de figuras “ao centro”, como Henrique Meirelles e Luciano Huck. Se isso é centro, nosso centro foi parar bem longe.

 

Se Liga!
O trabalho legislativo está em recesso, com os vereadores de “pernas para o ar”. Só que não! A área administrativa da Câmara de Nova Venécia está funcionando normalmente de segunda a sexta-feira, das sete e meia da manhã até à uma da tarde. A presidência da Casa, também, está em pleno funcionamento. Enquanto isso, os edis visitam comunidades.

 

Jardim do Éden
Vocês perceberam que maravilha está Nova Venécia?! Há várias semanas não acontecem roubos, assaltos, tampouco arrombamentos. Nenhuma moto foi roubada e – sem ouvir falar nos “homens da moto” – as mulheres estão tranquilas. Nova Venécia está na mais “santa paz”. Porém…

 

É Só Disfarce
A calmaria é, apenas, aparente. O problema é que as autoridades da área da segurança pública no município decidiram selecionar o que deve ser divulgado. Deste modo, a imprensa só tem recebido informações sobre as ações policiais bem sucedidas. Assim, a maioria, absoluta, dos registros policiais não tem vindo ao conhecimento público. Estão tampando o Sol com a peneira.

 

Tomou
Tem gente que acha que rede social é um lugar privado. Com isso, muitos estão se dando mal. Uma cidadã foi condenada a indenizar em R$ 10 mil, a título de danos morais, um posto de combustível do município de Guarapari por conta do uso de expressões em uma rede social. Segundo o processo, a moradora difamou em seu perfil a qualidade do combustível comercializado pelo posto. Quem escreve o que quer, paga o que não pode.

 

Mais do Mesmo
Ainda nesta semana, outro cidadão desbocado do facebook foi condenado a, também, pagar R$ 10 mil por danos morais. Ele utilizou sua rede social para reclamar do uísque comercializado em um estabelecimento de Vitória, afirmando que o mesmo seria falso. Na ação, o dono do local provou, por A + B, a originalidade do produto. Tomou, papudo! Exemplo para todos…

 

Contradições
O novo diretor do Detran de Minas Gerais tem 120 pontos na carteira de habilitação. A nova (?) futura (?) ministra do trabalho foi processada na Justiça trabalhista. A madrasta da menina Isabela Nardoni foi liberada na “saidinha” do dia das crianças. Suzane Richthofen saiu para comemorar o dia das mães. Entenderam porque o Brasil é uma piada?

 

E Tem Mais
Bombeiros, do Paraná, descobriram uma plantação de maconha em um centro de reabilitação de usuários de drogas. O cantor Naldo Benny fez retiro espiritual em uma igreja onde Guilherme de Pádua é pastor, e um morador de rua foi condenado à prisão domiciliar por furto, em São Paulo. Que país é este?

 

Luzia Toledo
O governador Paulo Hartung sancionou a Lei Nº 10.800/2081, de autoria da deputada estadual Luzia Toledo que institui o “Dia Estadual da Mulher Empreendedora” a ser comemorado anualmente no dia 19 de novembro. A iniciativa visa homenagear mulheres que conquistaram mais espaço no mercado de trabalho, em todos os níveis, como funcionárias, gestoras, diretoras, autônomas e empresárias.

 

Deu na ‘Net’
Qual é o idioma com menos palavras no mundo? Comentário de um internauta: “É o idioma “bolsonês”. É originário da Bolsolândia, cuja população são os Bolsominions. Só existem três palavras: tiro, porrada e bomba”.

 

Estica e Puxa
Bruna Marquezine e Neymar vivem em um estica e puxa constante. Na mesma hora que estão namorando, estão separados. E neste vai e volta todo mundo acha bonito. Se fosse alguém de nós mortais aí seria safadeza, falta de vergonha, cachorrada…

 

Itaúnas
Neste domingo, dia 14, acontece a cerimônia de lançamento do edital para o asfaltamento da rodovia ES 010, entre Conceição da Barra e Itaúnas. O evento tem início a partir das 9 horas, no centro da charmosa vila. O diretor geral do DER-ES, Enio Bergoli e outros representantes do Governo do Estado estarão presentes.

 

Fim de Coluna
Aprenda uma lição: “Você nunca conseguirá vencer aquele que não desiste”.

COMPARTILHE

COMENTE