Coluna Exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (12/01/2019)

POR BILLY BALDO – billybaldo@correio9.com.br


 

Para celebrar a estação mais quente do ano, hoje a gente traz a beleza e o corpo escultural de Bruna Marquezine para as nossas páginas. Simplesmente espetacular!!!

 

Inovando
Ladrões estão inovando no Bairro Aeroporto, em Nova Venécia. A moda, agora, é colocar fogo em portas ou janelas para, em seguida, retirarem grades de proteção e invadirem as casas. Na última semana, uma residência foi invadida, de onde foram levados um notebook, um aparelho de TV e até a carne que estava na geladeira. É um salve-se quem puder!

Olha a faca
A ‘coisa’ está a cada dia pior na rodoviária de Nova Venécia. É comum moradores de rua – armados com facas e canivetes – abordarem as pessoas, ameaçarem e roubarem. Esta coluna vem insistido que o poder público precisa tomar providências sobre a situação de moradores de rua em Nova Venécia. As autoridades necessitam, urgentemente, de discutir esse assunto.

Tiroteio
Moradores do Bairro Aeroporto, em Nova Venécia, relataram, a esta coluna, a ocorrência de um intenso tiroteio na noite desta quinta-feira, 10. Os estampidos deixaram muita gente assustada. No entanto, ainda, de acordo com os moradores, isso é comum no bairro. Um jovem e uma menor ficaram feridos.

Continua
O deputado estadual Marcelo Santos (PDT), anunciou que recusou ao convite para ser secretário Estadual de Esportes do Espírito Santo e disse que vai assumir o novo mandato na Assembleia Legislativa. Segundo ele, a decisão foi tomada depois que Luiz Durão, que seria seu suplente na Ales, foi preso por suspeita de estupro.

A prisão
Luiz Durão foi autuado e preso por estupro no dia 4 de janeiro, depois de ser visto deixando um motel com uma adolescente de 17 anos. De acordo com a Polícia Civil, um exame do Departamento Médico Legal (DML) comprovou o crime. Durão está preso no Quartel do Comando-Geral, conforme determinação da Justiça.

Por quê?
Luiz Durão tem 71 anos, já foi prefeito de Linhares, deputado federal, deputado estadual, membro titular do conselho da Ordem dos Advogados do Brasil e assumiria a vaga do deputado Marcelo Santos, na Assembleia Legislativa do Estado, a partir de fevereiro. Em seu depoimento, a menor, com quem ele foi flagrado, disse que ficou sem reação e teve medo de morrer: “Ele tem fama de matador, todo mundo sabe disso em Linhares, que ele manda matar para limpar a cidade”, declarou.

Presídios
Nesta quarta-feira (9), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para apresentar um relatório do sistema prisional no Estado que, atualmente, possui quase 9 mil detentos além do limite das penitenciárias. O encontro aconteceu no gabinete do ministro, em Brasília.

Presídio federal
Após a reunião com o ministro, Casagrande destacou que o assunto central da reunião desta quarta-feira (9), com Sérgio Moro, foi a construção de soluções para reduzir as despesas com o sistema prisional no Espírito Santo. Após a reunião, o governador admitiu a construção de um presídio federal no Estado.

Presídio federal 2
A construção de um presídio federal no Espírito Santo já foi cogitada. No entanto, enfrentou grande resistência no Sul do Estado onde ficaria localizado. Agora, a proposta pode ser para a Região Norte, onde, também, deverá enfrentar protestos.

Triste realidade
O pesquisador Jefferson Nascimento, doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), fez um levantamento para contabilizar e mapear casos de feminicídios que ocorreram em 2019. Ele encontrou 21 mortes e 11 tentativas de assassinatos noticiados na imprensa até o dia 6 de janeiro. Uma média de 3,5 mulheres mortas por dia!

Triste realidade 2
Em comum, entre os casos, está o fato de que, geralmente, o autor do crime tem algum grau de relacionamento com a vítima; são namorados ou ex-maridos. Um levantamento do Ministério Público do Estado de São Paulo revela que 66% dos assassinatos de mulheres acontecem dentro do ambiente familiar. É triste, mas é real!

Triste realidade 3
Nos últimos dois dias, três casais de mulheres foram vítimas de violência por homofobia. Os casos foram registrados nos estados do Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Bahia. Em um dos casos, uma mulher teve o braço quebrado. Outras duas não tiveram a mesma ‘sorte’ e foram assassinadas.

Faltou à aula
Em cerimônia de transmissão de cargo da Marinha, nesta quarta-feira, 9, o novo comandante da corporação, Ilques Barbosa Júnior, declarou que o Brasil esteve junto aos Estados Unidos em “três guerras mundiais”, e que essa é a parceria que o País está “dando continuidade”. Três Guerras? Andou faltando às aulas!

Faltou à aula 2
O militar ainda disse que, como o Brasil é “o mundo ocidental”, é importante ter “laços de amizade e profissionais tanto do ponto de vista da Marinha, como do Exército e da Força Aérea, com a Marinha dos Estados Unidos da América, com a França, com a Alemanha, com a Inglaterra, com a Itália, com Espanha e com Portugal”, prosseguiu.

Faltou à aula 3
A Primeira Guerra Mundial começou em 1914 e terminou em 1918. Nos três primeiros anos da guerra, o Brasil permaneceu neutro. Porém, em 5 de abril de 1917, um submarino alemão atacou um navio brasileiro (vapor Paraná da Marinha Mercante) carregado de café. Neste ataque, próximo ao litoral francês, três brasileiros foram mortos. Em 20 de maio, outro navio brasileiro, agora o Tijuca, navegando em águas francesas, foi torpedeado por um submarino alemão. Estes fatos foram o convite para a Guerra.

Faltou à aula 4
O Brasil declarou guerra aos países da ‘Tríplice Aliança’ (Alemanha e Império Austro-Húngaro) em 1º de junho de 1917. Porém, o País não enviou soldados para os campos de batalha na Europa. Desta forma, nenhum militar brasileiro foi morto durante o conflito armado mundial.

Faltou à aula 5
O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar aos feridos da ‘Tríplice Entente’ (Reino Unido, França, Rússia e Estados Unidos). Também participou realizando missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares.

Faltou à aula 6
Tropas brasileiras desembarcaram na Itália, em julho de 1944, iniciando sua atuação na Segunda Guerra Mundial um ano antes do seu término. O acontecimento se deu em acordo entre o então presidente brasileiro, Getúlio Vargas, e o presidente estadunidense, Franklin Roosevelt.

Faltou à aula 7
A historiografia só reconhece a existência de duas Guerras Mundiais: a de 1914 – 1918 e a de 1939 – 1945. A gafe cometida pelo comandante é ainda mais grotesca na medida em que se constata que, além de, ‘apenas’, duas guerras mundiais, o Brasil participou efetivamente apenas da segunda, enviando tropas para a Itália. Na primeira, o país teve uma participação ínfima, pois se manteve neutro no início do conflito já que tinha relações comerciais com os dois lados opostos. Faltar às aulas dá nisso!

The Wall
O músico Roger Waters, da banda britânica Pink Floyd, quer tocar o álbum “The Wall” (1979) – um dos mais célebres trabalhos da história do rock’n’roll – em uma apresentação na fronteira dos Estados Unidos com o México; em entrevista à agência France-Presse, o músico afirmou que a performance seria realizada em protesto contra o plano do presidente americano Donald Trump em construir um muro para separar os dois países

Before
Em 21 de julho de 1990, Waters realizou o show ‘The Wall Live in Berlin’. O show foi encomendado pela prefeitura de Berlim, com a organização de Roger Waters. 350 mil pessoas pagaram, na época, 41 marcos para assistir ao concerto realizado no terreno entre a Potsdamer Platz e o Portão de Brandemburgo; terreno esse que ficou conhecido como “terra sem dono”, devido à construção do muro que dividiu a cidade.

The best
É considerado um dos maiores espetáculos da história da música, tanto pela gigantesca estrutura e organização, como pela presença de bandas, corais, orquestras, bandas militares e até pelo seu simbolismo poético, visto que o concerto foi realizado justamente para comemorar a queda do Muro de Berlim, ocorrida oito meses antes. Em 2003, foi lançado e remasterizado um DVD do evento pela Universal Music.

Boa sorte!
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.113 da Mega-Sena e o prêmio principal, segundo estimativa da Caixa, acumulou em R$ 12 milhões. O próximo concurso da loteria será realizado neste sábado (12). As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. O bilhete simples, com seis dezenas, custa R$ 3,50. Boa sorte!

Concorda?
Não devemos ter educação sexual nas escolas. Nossos alunos e alunas serão educados pelas famílias desestruturadas e desinformadas, pelo ‘xvídeos’ e pela igreja que prega que sexo, só depois do casamento. O resultado, todos já sabem: “Professor, ‘fulana’ está com vontade de vomitar de novo”.

Fim de Coluna
“Comecei a ser livre quando percebi que a jaula é feita de pensamentos”.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here