Coluna Exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (11/08/2018)

Por Billy Baldo – billybaldo@correio9.com.br


Mariana Torezani, de 18 anos, é quem traz beleza e simpatia para a nossa coluna deste sábado. Ela é de Nova Venécia e gosta de sair com os amigos nas horas vagas.

Alô, Prefeitura!
Moradores da Rua São Vicente de Paula, no Bairro Municipal I, em Nova Venécia, estão reclamando de uma vala, aberta na rua. Segundo eles, o “buraco da prefeitura” foi aberto há aproximadamente 20 dias. O local está acumulando esgoto e lama, além do mau-cheiro exalado. Os mosquitos se apaixonaram pelo lugar!

No Caminho
Mais denúncias vão surgir, nos próximos dias, na Câmara Municipal de Nova Venécia. A Casa está “pegando fogo”.

Andarilhos
Esta coluna tem falado constantemente sobre a questão dos moradores de rua de Nova Venécia. É um péssimo cartão de visitas para quem chega à rodoviária da cidade.

Recorde
Conforme o novo anuário da segurança divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Brasil contabilizou 63.880 mortes violentas ao longo de 2017. O número, que significa média de 175 mortes por dia (ou ainda 7,2 por hora), representa o novo recorde da violência no País.

Escalada
O número da violência em 2017 supera em 2,9% o índice do ano anterior e trata-se do maior número desde que os dados da violência começaram a ser compilados pelo FBSP, em 2013. A taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes é de 30,8 – 30 vezes superior à da Europa, onde a taxa é de 1,3 por grupo de 100 mil habitantes.

Mulheres
Ao se debruçar sobre os episódios de violência contra a mulher, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública identificou altas nos números de estupros e de homicídios. Mais de 60 mil mulheres foram estupradas no ano passado, o que representa alta de 8,4% em relação a 2016. Já os homicídios somaram 4.539 casos, num crescimento de 6,1% na mesma comparação.

Maria da Penha
A Lei Maria da Penha, que completou nesta semana 12 anos, foi acionada mais de 221 mil vezes por brasileiras ao longo do ano passado. Esse valor significa 606 casos de violência doméstica por dia.

Policiais Morrem
O novo Anuário Brasileiro da Segurança Pública reúne, também, dados referentes a mortes de policiais. Ao longo do ano passado, 367 policiais (civis ou militares) foram assassinados, o que representa média de um agente por dia. Na comparação com 2016, houve queda de 4,9% nesse índice.

Policiais Matam
Já o total de cidadãos civis mortos em intervenções policiais chegou a 5.144 em 2017 (média de 14 mortes por dia), número que indica aumento de 20% em relação ao ano anterior.

Fórum
Esta semana, o Fórum Municipal de Políticas Públicas em Defesa dos Direitos da Mulher discutiu as consequências psicossociais da violência doméstica. A taxa de feminicídio no país é de 4,8 para cem mil mulheres, a 5ª maior do mundo, sendo que o parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais de 80% dos casos de morte de mulheres por violência doméstica. É triste, mas é real.

Bem Simples!
Durante o debate dos presidenciáveis na Band, ao ser questionado sobre o problema da violência contra a mulher, Cabo Daciolo resumiu: “falta amor”. Como ninguém pensou nisso antes?

Borocoxô
Que debate heim!? Só serviu para demonstrar uma coisa: nenhum candidato tem projeto. Mais borocoxô, impossível.

Se Bem Que…
Ciro Gomes, do PDT, e Marina Silva, da Rede, se saíram muito bem.

Sem Entender
Só Freud para explicar porque Henrique Meireles é candidato à Presidência.

Na Lua
O candidato do Patriota, Cabo Daciolo, foi uma escolha unânime do partido. Ele se tornou a piada do debate na Band. Incrivelmente despreparado, ele provocou risos na plateia. Ele chegou a dizer que existem 400 bilhões de sonegadores. O detalhe é que a população da Terra é estimada em 7,6 bilhões de pessoas.

Robô
O candidato Jair Bolsonaro (PSL) não parecia à vontade no debate. Tive a impressão de que ele estava lendo o que falava, ou que estava com um ponto eletrônico.

O Que Dizer?
O candidato Bolsonaro não sabe que “droga” pode significar “remédio”. Ele entendeu errado, o que o Ciro Gomes disse e pediu direito de resposta. Um micaço!

Sem Sal
Já Geraldo Alckmin (PSDB) tratou dos problemas do país, como se pudessem ser resolvidos como uma receita de bolo.

No Entanto
Foi muito blá, blá, blá sem conteúdo algum. O problema central do país, a Dívida Pública, foi mencionado poucas vezes, sem nenhum aprofundamento.

Encontro
Nesta sexta-feira, 10, aconteceu um encontro histórico, na Redação do Correio9. Recebemos duas visitas ilustres, ao mesmo tempo. O produtor, diretor, roteirista, ator e dublador Deivid José e o cantor, compositor, ator e lutador de artes marciais, “O Todo Poderoso…”, simplesmente, demais, demais, demais…

Concordam?
É muita estrela para uma redação só…

Visita?
Também nesta sexta-feira, o Correio9 recebeu a visita do jornalista Ted Conti. Ted trabalhou 29 anos na TV Gazeta, sendo um dos jornalistas mais respeitados do Espírito Santo. Agora, ele é pré-candidato a deputado federal, pelo PSB.

Urubuzando
O deputado estadual, Enivaldo dos Anjos, que vive azucrinando o prefeito de São Mateus, Daniel da Açaí, apareceu com mais uma. Agora, ele resolveu atrapalhar a realização da festa da cidade, ameaçando pedir o embargo judicial da comemoração, anunciada, recentemente, pela Prefeitura mateense. Falta o quê?

Inatingíveis
O Supremo Tribunal Federal demonstrou ser adepto da ‘farinha pouca meu pirão primeiro’. Que importa se o País está mergulhado numa crise econômica, que o déficit público está nas alturas, que o salário mínimo nunca sai da casa dos R$ 900,00 para não onerar mais a Previdência Social? Ministros, desembargadores e juízes estão num outro patamar, merecem aumento de salários, auxílio-moradia e outros benefícios, o resto que se exploda!

Suicídio Coletivo
Um boi morreu ao cair de um barranco enquanto pastava e outros 28 animais foram atrás e também morreram. O fato foi filmado, no último dia 3, pelo dono da propriedade rural que fica em Barra Alegre, em Castelo, no Sul do Espírito Santo. O comportamento foi explicado por um zootecnista e trata-se de ‘efeito manada’. Um deles caiu e os outros foram atrás.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.