Coluna Exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (11/05/2019)

Por Billy Baldo – billybaldo@correio9.com.br


O destaque da coluna de hoje é a bela veneciana Julia Tartaglia Rodrigues, de 20 anos. Atualmente ela reside em Boa Esperança e cursa o 7º período da faculdade de Direito. Julia tem paixão por animais (especialmente gatinhos) e sonha um dia em se casar e formar uma família com a pessoa que ama. Felicidades, gata!

Larápios
Na última noite da festa da Cidade de Nova Venécia, domingo, 28 de abril, foram furtadas, nada mais, nada menos do que 150 lâmpadas de LED, no Parque de Exposições. Antes disso, outras 28 foram furtadas da praça Adélio Lubiana. Ninguém sabe, ninguém viu!

Sucatas
A vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM) sugeriu ao município a retirada de veículos abandonados próximos ao Centro de Convivência dos Idosos, no bairro Beira Rio. Segundo a vereadora, os automóveis dificultam as passagens dos idosos e dos demais pedestres que transitam pela Rua Santa Teresa.

Sucatas 2
Gleyciaria se reuniu com o superintendente de Trânsito do município, José Antônio Montebelo, e pediu providências sobre a situação. Ele se comprometeu a entrar em contato com o setor de fiscalização da Prefeitura, para pedir a retirada dos veículos abandonados do local. Mas, não é só lá não, vereadora; tem sucata pela cidade toda.

Na Plateia
O Ministério Público bem que sugeriu ao Executivo para que não fosse realizada a Festa da Cidade, de Nova Venécia, mas teve gente de lá aproveitando os festejos. No domingo (28), às 14h30, o promotor boa-praça Leonardo Augusto dos Santos (junto de sua família) estava na plateia – debaixo de um Sol escaldante – atento ao show. Também, não era para menos: no palco, se apresentava o inimitável artista, cantor e compositor Deivid José, ídolo de todos nós. Boa pedida, promotor! Realmente imperdível…

Fakes
Um monólogo tem se repetido nas redes sociais na última semana. Um dito cujo fez vários perfis falsos no Facebook; do verdadeiro ele tem postado mensagens provocando a administração municipal e alguns vereadores venecianos. Eles não respondem, mas, sempre tem alguém para comentar. Porém, quando o comentário é discordante, ele usa o perfil fake para se defender como se fosse outra pessoa que compactua com ele. É cada uma!

Assalto
Uma tentativa de assalto – na Praça Adélio Lubiana – foi testemunhada por várias pessoas na tarde da última terça-feira (07), às 17h50. A vítima (que estava caminhando com o seu celular em mãos) assustada, correu, e diante da aglomeração, os bandidos desistiram. No mesmo dia, em uma ação parecida, uma jovem foi morta ao tentar fugir de um assalto em São Mateus.

Perigo
Andar com celular nas mãos em Nova Venécia, ou atender ligações na rua, é pedir para ser assaltado. O aviso é para nunca reagir. Entregue o aparelho e trabalhe depois para comprar outro. A sua vida vale muito mais!

Fundo Soberano
O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou a criação do ‘Fundo Soberano’, que será abastecido com royalties do petróleo. Ele disse que a estratégia é usar parte dos recursos do Fundo em investimentos regionais e uma fatia será reservada para as gerações futuras.

Na Frente
O Espírito Santo é o primeiro Estado brasileiro a planejar o uso estratégico dos royalties. Todos os demais estados desperdiçam o dinheiro. O maior exemplo é o Rio de Janeiro, que mesmo sendo o maior beneficiado pelo petróleo, está quebrado e devendo ‘a Deus e ao mundo’.

Na Barra
Na manhã de terça-feira (7), Casagrande, ao lado da vice-governadora, Jacqueline Moraes, assinou convênio para a construção de dois atracadouros e estrutura de suporte para travessia do Rio Cricaré, em Conceição da Barra. Antes, ele visitou as obras no trecho da Rodovia ES-010 ligando Conceição da Barra à Vila de Itaúnas e participou da abertura dos Jogos Estudantis do município.

Na Barra 2
As obras fazem parte de um convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Município. O investimento é de R$ 2,5 milhões e deve ser concluído no ano que vem. As intervenções reforçam a importância da preservação ambiental e devem fomentar o turismo na região.

Em São Mateus
Também no dia 7, foram assinadas as ordens de serviço para contratação do projeto de recuperação de duas pontes, bem como a construção de um viaduto e outras duas pontes da Rodovia São Mateus x Guriri. O governador assinou, ainda, a ordem de reinício das obras de pavimentação do trecho da ES-315 entre Patrimônio do Dilô e São Mateus e o convênio para obras de infraestrutura urbana no bairro Universitário.

Falou e Disse
Ao discursar durante a visita a São Mateus, Casagrande disse que quer derrotar o seu governo anterior (2011-2014). Segundo ele, no mandato atual, que vai até 2022, vai realizar obras nos 78 municípios do Estado. Disse, também, que o Espírito Santo estava paralisado, mas que agora, ele vai “colocar o pé no acelerador”.

O Motorista
E de acelerador, Casagrande entende. Ele, sempre, dirige durante suas visitas aos municípios. Se sair da política um dia, se dará bem como motorista do Uber.

Ovacionado
A popularidade do prefeito de São Mateus, Daniel da Açaí (PSDB), é inconteste. Cada vez que seu nome era anunciado na terça-feira, a população aplaudia longamente. Ele foi ovacionado.

Bandeira Branca
O deputado Freitas (PSB), um dos mais ferrenhos adversários políticos do prefeito Daniel da Açaí, hasteou bandeira branca, na última terça-feira. Ao discursar, ele convidou o prefeito para subir no palco, estendeu a mão e selou as pazes. Será? Até quando?

Japonês
Quem apareceu por lá, também, foi o ex-prefeito de Nova Venécia, Wilson Japonês. Ao ser cumprimentado por Casagrande, ele recebeu um forte abraço, seguido de cinco tapas nas costas. E não foram ‘tapinhas’ não!

No Passado
O ano era 2010 e estava acontecendo a festa da cidade de Nova Venécia. O vice-governador do Estado Ricardo Ferraço, à época, e o então senador Renato Casagrande estavam no Parque de Exposições na plateia, quando Japonês, então prefeito da cidade, subiu no palco, anunciou e convidou somente Ferraço para subir. Na ocasião, para ‘todo mundo’, Ferraço seria o próximo governador. Só que não!

No passado 2
A sucessão estadual deu uma virada naquele ano e o então governador, Paulo Hartung, apoiou Casagrande, que se tornou governador. Ferraço disputou o Senado e venceu. A política é imprevisível e o futuro a Deus pertence. Pode ser que, naquele tempo, se Ferraço fosse o governador, talvez Japonês não tivesse perdido a reeleição em 2012. A vitória de Casagrande colaborou para alçar seus aliados do PSB ao poder, como Barrigueira.

Os Caras
Independente dos momentos da história (ou em análises do que poderia ter sido reescrito), tenho Japonês no meu hall do Top Four dos melhores prefeitos de Nova Venécia (ao lado de Walter De Prá, Adelson Salvador e Lubiana Barrigueira).

Em Nome do Filho
Indo nestas solenidades políticas, Japonês parece que não quer deixar a vida pública. Mas tudo indica que ele não disputará eleições, e sim endossará as intenções de Clio Venturim, seu filho. Como todo mundo sabe, Clio é um dos nomes que querem suceder Barrigueira em Nova Venécia, assim como outros ‘trocentos’ candidatos.

Podem Vir
Assim como atuou nas eleições 2018, o Correio9 tem e terá espaço para todos. Que venham as eleições, que apresentem suas propostas!

Omissos
Dos 30 deputados estaduais da Assembleia Legislativa, somente dois criticaram os absurdos cortes anunciados pelo governo Bolsonaro na área de Educação e universidades públicas: Iriny Lopes (PT) e Sergio Majeski (PSB). Os demais se omitiram, fingindo que não é com eles.

Atentado
Um veículo de reportagem da TV Vitória/Record TV foi incendiado por criminosos durante uma operação integrada entre a Polícia Civil e Polícia Militar, na região do morro do Bonfim, em Vitória, na segunda-feira (6). Um atentado à liberdade de imprensa e ao exercício da profissão.

Atentado 2
De acordo com a Polícia Civil, a operação tinha o objetivo de cumprir 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão. Os cinco suspeitos detidos foram levados para a Delegacia Regional de Vitória. Policiais relataram ainda que apreenderam drogas e um fuzil. Por volta de 12h30 o Corpo de Bombeiros chegou ao local e apagou as chamas do veículo.

Coerência
O deputado federal Alexandre Frota (PSL) assumiu a coordenação da comissão especial de reforma da Previdência. É melhor ler essa notícia do que ser cego. Provavelmente a escolha do seu nome é porque ele é técnico no assunto. A Reforma da Previdência do jeito que foi apresentada pelo Governo é para ‘botar nas nádegas’ do povo brasileiro. E nesta questão, Frota (ex-ator pornô) entende muito bem…

Dia Especial
Por hoje é só pessoal. Chegamos ao fim da coluna e quero desejar um extraordinário Dia das Mães para todas as mamães leitoras do Correio9. Que Deus abençoe infinitamente a vida de vocês sempre.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here