Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (10/02/2018)

POR BILLY BALDO – billybaldo@correio9.com.br


Além do Sol, em primeiro plano brilha a bela veneciana Prinna Furtado de Lima. Ela atualmente reside na Ilha de Guriri e é estudante de Engenharia de Petróleo. Quando arruma um tempo livre, a gata gosta de viajar. Seu maior sonho é se sentir realizada tanto na vida profissional como pessoal.

 

Multando
Matéria veiculada neste Correio9 na edição de ontem, sexta-feira, informa que a partir de abril, pedestres e ciclistas poderão ser multados. O primeiro, por andar fora das calçadas ou da faixa, quando for o caso. O segundo, por não estar devidamente equipado ou fazendo estripulia, como guiar com uma das mãos, por exemplo.

 

SQN
Se tirar por base a nossa Venécia, o bloco da autoridade vai rasgar, de tanta multa que será aplicada. Na região do semáforo há uma faixa, mas muitos, muitos mesmo optam em querer atravessar a via fora dela.

 

Mais
Andar na calçada também não é um esporte muito praticado pelos venecianos. Por aqui é comum se usar a frase: “se morasse em Vitória já teria morrido atropelado”. Quanta maldade!

 

Parabéns
Na era da internet nada como anunciar um pouco de tudo. E foi assim, que um jovem de 20 anos foi preso pela Polícia Militar no início da tarde da quinta-feira, 8, em Vila Pavão. Na cabeça do indivíduo, ele mandava bem ao anunciar a venda ou troca de uma arma de fogo via rede social.

 

Jaula
Como a Polícia também vê Facebook, ficou fácil efetuar a prisão, que aconteceu por volta de meio-dia no Bairro Nova Munique, naquela cidade.

 

Parado
Em Barra de São Francisco não houve acordo entre os professores da Rede Municipal de Educação e o Município, na reunião que aconteceu na última quinta-feira, 8. Com isso, decidiram entrar em greve. Participaram 56 professores, sendo 54 votos a favor da greve e duas abstenções.

 

Quanto?
A turma da escola alega perda de 47,81% em cima do salário. Com a decisão, as aulas, com início previsto para 19 de fevereiro, não têm data para começar.

 

Devendo
Apenas 37 municípios capixabas encaminharam prestações de contas referentes à aplicação dos recursos repassados pelo Fundo para Redução das Desigualdades Regionais, provenientes dos royalties de petróleo e gás natural. O prazo definido em lei para o envio era 31 de janeiro. O detalhamento das despesas realizadas com os recursos do fundo será publicado no Portal da Transparência da Assembleia Legislativa. O fundo beneficia 67 municípios.

 

“…ador”
Primeiro o Flamengo teve o Adriano “Imperador”. Depois foi o Ernane “Brocador”. Agora, vem o Henrique “Ceifador”. Só falta “jogador”!

 

Lá Fora
Esta semana o governador Paulo Hartung se encontrou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o apresentador Luciano Huck e o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia. A pauta do encontro foi a possível candidatura de Huck à presidência.

 

Apresentação
Rodrigo Maia, ainda, não conhecia o ex-presidente. Hartung fez as honras.

 

Axé Music
O carnaval da Barra, Guriri e centenas de outros balneários do litoral brasileiro era mais gostoso nos Anos 80 e 90; pelo menos musicalmente falando. Pipocavam nos carros de som e trios elétricos as canções da Banda Reflexus, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Banda Mel, e muitos outros. Hoje, o sertanejo universitário, arrocha e os batidões do funk tomam conta de tudo, fazendo a alegria e remexendo as nádegas de uma nova juventude. Bons tempos, aqueles…

 

Trio Parada Dura
O trio duro na queda, conhecido como dengue, zika vírus e chikungunya atingiu 890 casos no Estado em 2018.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), só a dengue chegou à marca de 799 casos. Já a chikungunya chegou à 60 casos e o zika vírus, 31.

 

Falando em Saúde
O vereador Evaristo Miguel (PTB) criticou o funcionamento da Rede Cuidar em Nova Venécia. De acordo com Evaristo, o quadro de funcionários do setor administrativo está completo, mas falta preencher as vagas para médicos especialistas.

 

O Que É?
A Rede Cuidar foi inaugurada em 15 de setembro do ano passado e faz parte de um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde e o Consórcio de Saúde Cim-Norte, atendendo 14 municípios da região Norte e Noroeste. Pelo projeto, a Rede Cuidar é responsável por oferecer consultas com especialistas, como angiologia, nefrologia e dermatologia. Avaliações com os pacientes apontam 100% de satisfação.

 

A Razão
A crítica do vereador, Evaristo Miguel, tem uma explicação. A Rede Cuidar reduziu, em muito, as viagens de pacientes de Nova Venécia em busca de atendimento em outras cidades e na Capital. Boa parte da demanda de pacientes que precisava viajar para Vitória passou a ser atendida em Nova Venécia. E, como todo mundo sabe, o transporte de pacientes, para outras cidades, é uma das fontes de votos de Evaristo. O protesto do vereador não é contra a Rede Cuidar, é contra a fonte que secou.

 

Projetos
Como já cantava Moraes Moreira, que o ano só começa quando termina o carnaval, este diário Correio9 prepara grandes novidades para iniciarmos 2018 com o pé direito. Nossos leitores podem esperar excelentes matérias jornalísticas, que já estão sendo pautadas. Um dos focos principais da nova linha editorial será também a interatividade com o internauta, através do nosso portal www.correio9.com.br. Lançaremos luz a muitos questionamentos.

 

Será que Vai?
A retirada da cascata de Guriri revelou um artefato inusitado no município de São Mateus. No local, onde estava passando as máquinas, foi encontrada uma cabeça de jegue, enterrada. Seria esta a explicação para os problemas do lugar?

 

O Que É?
No folclore brasileiro a expressão “cabeça de burro enterrada” indica maus agouros. A expressão original é: “cabeça de jumento”. O jumento é filho de um burro com uma égua, ou seja: um animal sem valor comercial e estéril.

 

Como Surgiu?
Quando uma égua ficava prenhe de um jumento, só se sabia que era um jumento, e não um cavalo, quando nascia, e como se tinha que esperar um longo tempo para descobrir, isso era sinal de azar. Por não ter valor comercial e para não ficarem alimentando o animal, os criadores matavam e enterravam os jumentos, só que longe das casas (para evitar o mau cheiro e não trazer doenças). Então, esses “cemitérios” eram lugares de azar e de coisas ruins nos terrenos.

 

Presidente Cultural
A Câmara de Nova Venécia está na contramão da contracultura. Depois de criar uma Biblioteca Pública, agora, o presidente da Casa, Antonio Emílio, instituiu a “Tribuna Acadêmica”, que será um espaço para apresentação de trabalhos técnicos e científicos, desenvolvidos por pesquisadores. São preocupações raras de se ver. Parabéns Emílio!

 

Soltador Geral
Quem será que o ministro do STF, Gilmar Mendes, vai soltar no carnaval?

 

Povo Rico
Aliás, muito rico. Só assim para explicar os preços dos camarotes do carnaval do Rio de Janeiro. Os preços nos camarotes da Sapucaí variam entre R$ 450, e R$ 6 mil, por dia.

 

E a Crise?
Acabou ontem, sexta. Só retorna na quarta-feira…

 

Folia
“Eu sou o carnaval em cada esquina, do seu coração, menina…”

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.