Coluna Exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (09/02/2019)

Por Billy Baldo – billybaldo@correio9.com.br


Se alguém tinha dúvidas de que esta coluna publica as mais gatas do Estado, agora não resta mais suspeitas. Camila Souza Tonetto, de 17 anos, é a nossa bela de hoje. Ela é de Nova Venécia e estuda no Ifes do município.
Linda, mais que demais!

Chegou
Depois de semanas seguidas com ‘aquele’ calorão, a chuva chegou chegando ao Espírito Santo. Desde a última quarta-feira que chove ‘com vontade’. Em Nova Venécia, ela veio na noite de quinta-feira, mas, não ‘mostrou a cara’ na sexta. Porém, deixou muitos alagamentos em bairros da periferia.

Alagamentos
Como sempre acontece em ocasiões chuvosas, os bairros Aeroporto, Padre Giane e Rúbia registraram alagamentos. No Aeroporto, as poças d´água são tão grandes, que parecem lagoas. No Padre Giane, a água da chuva fica acumulada na praça do bairro, oferecendo perigo, especialmente, para crianças.

Piscinão
Em algumas ruas do Aeroporto, entre elas a principal, o trânsito de veículos está prejudicado e pedestres não passam. A lagoa que se formou na rua foi apelidada de ‘Piscinão do Aeroporto’.

Vila Olímpica
As obras da Vila Olímpica estão a todo o vapor em Nova Venécia. Quem passa pelo antigo parque de exposições da cidade, nem reconhece o local. O prefeito Mário Sérgio Lubiana planeja a inauguração para o primeiro semestre de 2019. Que maravilha!

Convenhamos
A Avenida Antonio Daher, no Bairro São Cristóvão, em Nova Venécia, não é o que se pode chamar de ‘um cartão-postal’. Mesmo sendo uma das principais portas de entrada da cidade, a falta de pavimentação, às margens da Avenida, faz vergonha a qualquer um. Já passou da hora de resolver aquilo!

Feiura
Além da feiura estética da Avenida, tem os transtornos enfrentados pelos moradores, como a lama, em dias chuvosos, e a poeira, quando está seco. Soma-se a isso, o esgoto que escorre à margem da rua, bem na entrada da cidade. Vergonha pouca é bobagem!

Matagais
Esta coluna vem insistindo na necessidade de providências em relação aos terrenos baldios de Nova Venécia. Matagais se espalham por toda a cidade, servindo como criadouros de insetos e animais como ratos e cobras. No entanto, o problema que parece não ter jeito, tem culpados: são os próprios donos.

Matagais 2
Somente em 2018, a Prefeitura gerou em torno de mil notificações por falta de manutenção de terrenos baldios. E esse número só não foi maior devido à difícil localização de proprietários de alguns terrenos que não são encontrados nos endereços em que estão cadastrados no município.

Sugestão
Talvez, a aplicação de pesadas multas aos proprietários que ‘não estão nem aí’, poderia dirimir este problema. Eles não estão nem aí, mas quem enfrenta os problemas causados pelas suas irresponsabilidades são os vizinhos destes terrenos.

Alô incendiários!
A multa para o responsável que pratica queimada em terreno baldio varia de R$ 113 a R$ 1.150, dependendo da situação.

Blackout
A reportagem sobre as constantes quedas de energia em Nova Venécia, publicada nesta sexta-feira pelo Correio9, deu o que falar. Leitores de vários bairros comentaram a publicação nas redes sociais e relataram novos casos. Em algumas regiões, o problema começou há mais de quinze dias. Alô, EDP Escelsa!

Comentários
Esta coluna compilou alguns destes comentários.

Comentários 1
A leitora Ivanete Figueiredo escreveu: “Ainda que fosse só na madrugada! Nós, do bairro ‘Corpo de Bombeiros’, estamos com este problema há quinze dias, pela manhã, meio da tarde, antes da meia noite e final da madrugada. A qualquer hora dessas, nossos aparelhos entram em colapso”.

Comentários 2
O segundo comentário é de Fernanda Castro: “Aqui no bairro do Margareth também… afff! E nesse calorão! E mais: a energia é cara. Ficamos poupando energia para não ter… fios entrelaçados em árvores… não é motivo de cortá-las, mas, podar com amor. Se liga, empresa de energia, se os transformadores não estão aguentando pagamos para colocar novos. E não viver no apagão. Sem falar em postes fantasmas: você passa, apaga; você olha para trás e ele acendeu. Isso porque ainda tem poste de madeira, iluminação muito ruim e pagamos um absurdo de taxa de iluminação pública”.

Comentários 3
Dani Leite Nogueira informou: “No Iolanda também falta, normalmente das 3h até às 6h10m”. Já Angela Maria Nunes escreveu: “No meu bairro (Municipal II) falta luz pelo menos umas duas vezes por semana. Acho isso um absurdo!”.

Mudanças
A gestão da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Nova Venécia está implementando uma série de mudanças. Entre elas, a extinção da Biblioteca da Câmara, criada no ano passado. A revogação da lei que criou a biblioteca será votada na próxima terça-feira.

Mudanças 2
Segundo informou o vereador Biel da Farmácia, a Câmara está enfrentando dificuldades para alojar funcionários e vereadores. Além disso, alguns setores estão funcionando na mesma sala, contrariando exigências legais do Tribunal de Contas do Estado.

Mudanças 3
Ainda, de acordo com Biel, o acervo será doado para a Biblioteca Municipal Eduardo Durão Cunha, onde ficará disponível aos consulentes. Tudo centralizado, no mesmo lugar!

Mudanças 4
A Biblioteca foi inaugurada no dia 4 de maio de 2018. Nestes nove meses de funcionamento, ela teve 14 acessos (média de 1,5 por mês). Nas palavras do vereador Biel: “A Biblioteca da Câmara se tornou um negócio muito caro”.

Volta às aulas
Com a volta às aulas, esta semana, as ruas de Nova Venécia ganharam novas vibrações. Aquela algazarra de estudantes indo e voltando, rindo e falando alto, batendo papos nas esquinas, também estão de volta. Quando a garotada volta às aulas, as ruas ficam mais alegres!

Gravando!
E nesta volta às aulas, os professores é que se cuidem. Com a perseguição do governo, a categoria tende a enfrentar dias turbulentos. Será necessário muito jogo de cintura e esclarecimento aos alunos. O principal projeto do Ministério da Educação (MEC), o “Escola sem Partido”, na prática é um manual de guerra contra os professores e a intelectualidade.

É guerra!
O projeto do governo, para a educação, tende a levar a política para dentro das escolas e gerar divisões extremistas. Pois, na prática, esta falácia de “não doutrinação”, nada mais é do que a imposição de outra doutrina, só que, agora, uma doutrina que condena os pobres à pobreza eterna.

Solidariedade
Continua a campanha para ajudar a família que teve a casa incendiada no último fim de semana no Bairro Betânia, em Nova Venécia. Estão sendo recolhidos roupas, móveis e utensílios domésticos. Se você puder ajudar, o telefone para contato é (27) 9.9830-9541. Contribua!

Foletto e Ted
Esta semana, o deputado federal Paulo Foletto (PSB), assumiu a Secretaria de Estado de Agricultura, do governo Renato Casagrande (PSB). Com isso, o jornalista Ted Conti (também do PSB), como primeiro suplente, ocupou a vaga de Foletto, na Câmara Federal. O Espírito Santo saiu ganhando duas vezes.

Força Jhonata!
O capixaba Jhonata Ventura é um dos três feridos no incêndio que atingiu o Centro de Treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, deixando dez mortos. Ele é natural de Central Carapina (Serra) e está em estado gravíssimo, sendo a situação mais delicada entre os feridos. Ele tem 15 anos, é zagueiro e está no Flamengo há um ano.

Consternação
Esta semana foi marcada por muita consternação em Nova Venécia. No domingo (3) amigos e familiares se despediram do policial Ronis Jacob. Na segunda, foi o taxista Lucas Falcão e, na terça-feira, faleceu o adolescente Bernardo Delevedove, de 16 anos.

Consternação 2
Familiares de Ronis, Lucas e Bernardo: são momentos muito difíceis, especialmente para vocês. No entanto, nada é mais forte do que os poderes dos seus corações, por isso, vencerão qualquer desafio com a autoridade do amor que bate dentro de vocês.

Qual a próxima?
Depois que a galera disse que o nazismo é de esquerda, que a terra é plana e que não se deve tomar vacina, eu fiquei imaginando o que mais eles poderiam falar. Não consegui pensar em nada. Aí, chegou o deputado do PSL e propôs o fim do anticoncepcional no Brasil.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here