Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (07/04/2018)

POR BILLY BALDO – billybaldo@correio9.com.br


A nossa gata de hoje é Bruna Cezar Piovezan, de 20 anos. Ela é de Nova Venécia e é estudante de Direito. Seja bem-vinda a coluna das mais belas da região.

 

No Cedro
A Defesa Civil de Nova Venécia elaborou laudo de vistoria e levantamento da obra e constatou que a Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Cedrolândia, oferece risco de desabamento, colocando em risco, no mínimo, a vida de 250 pessoas que utilizam o educandário todos os dias.

 

O Quê?
O laudo aponta que há afundamento no piso, recalque hidráulico e falha na compactação do solo, trinca e fissura nas paredes e na sapata próxima ao refeitório, além de afundamento em diversos pontos da construção.

 

Quando?
O laudo foi feito após visita realizada à unidade de ensino no dia 26 de março deste ano, com a participação de um engenheiro civil e técnicos da própria Defesa Civil.

 

É hoje!
Neste sábado, 7, termina o prazo das “janelas partidárias”, para os pré-candidatos escolherem seus partidos para disputarem as eleições de outubro. Até a última hora, ainda há muita indefinição.

 

No DEM
Após ser preterido no PSB, o pré-candidato a deputado federal Dionízio Gonzaga se filiou ao DEM para disputar uma vaga à Câmara federal. A decisão foi tomada na última segunda-feira em reunião com a direção estadual do partido, em Vitória.

 

Magoado
Dionízio disse ao Correio9 que foi convidado pelo ex-governador, Renato Casagrande, para se filiar ao PSB, no entanto, o Diretório Municipal do partido negou a vaga para o seu projeto para a eleição de 2018. Segundo ele, a filiação foi barrada pelo prefeito Barrigueira. Os dois foram aliados durante muito tempo, mas o divórcio aconteceu.

 

Música Boa
Ricardo Bôa canta, hoje, na AABB de Nova Venécia.

 

Fica
Esta semana o presidente do MDB, deputado federal Lelo Coimbra, divulgou uma nota garantindo a permanência do governador Paulo Hartung no partido. No Palácio Anchieta, interlocutores próximos ao governador dão como certa a sua candidatura à reeleição. Se se confirmarem as duas afirmações, Hartung vai para o embate com a senadora Rose de Freitas, nas convenções do partido.

 

Vai
O deputado estadual Sergio Majeski migrará do PSDB para o PSB, do ex-governador Renato Casagrande. Com isso, o deputado parece ter definido sua candidatura ao Senado. O ato de filiação acontece neste sábado, em Vitória.

 

Piada
Stevie Wonder diz que não viu provas para condenar Lula, diz manchete de portal de humor.

 

No Capinado
A turma do Ministério Público, que atua em Minas Gerais e no Espírito Santo, convocou a Samarco, Vale e BHP Billiton para que os direitos dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, sejam respeitados. O pedido trata do direito de acesso à informação, cadastro de atingidos, auxílio financeiro emergencial, Programa de Indenização Mediada e assistência jurídica gratuita, que segundo os atingidos não estão sendo respeitados.

 

Suspenso
O Ministro da Educação (MEC) – publicou, nesta quinta–feira, 5, um Decreto que suspende por cinco anos a criação de novos cursos de Medicina no País, que para o Governo, vinha acontecendo de forma desordenada, sem infraestrutura e corpo docente adequados.

 

Também
Quem torce para que isso aconteça (suspender o curso) é a turma de advogados. Recentemente o Brasil atingiu a marca de um milhão deles, o que diga-se é muito advogado. Na nossa região, onde há muitas faculdades que oferecem o curso de Direito, tropeça-se em advogado…

 

Atualizando
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quinta-feira, 5, o balanço dos casos de Zika Vírus e Chikungunya entre 31 de dezembro de 2017 e o último sábado, 31 no Espírito Santo. Foram notificados 88 casos de infecção pelo zika e 211 de Chikungunya.

 

Onde?
Os municípios que apresentaram casos de zika confirmados desde 2015 são: Afonso Cláudio, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Cachoeiro do Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Inconha, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pinheiros, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

 

Também
Já em relação à Chikungunya, os municípios de Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Guaçuí, Guarapari, Jerônimo Monteiro, Linhares, Marechal Floriano, Montanha, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória, possuem notificações em seu histórico.

 

ClassiCorreio9
Desde que o WhatsApp do jornal Correio9 (99956-9200) entrou em operação, muitas contribuições dos leitores têm chegado à Redação. Agora, o seu diário Correio9 abre mais um espaço para seus leitores. É o ClassiCorreio9, um espaço virtual no site do jornal para divulgação de classificados. A publicação é gratuita. Basta enviar o seu anúncio para o e-mail: jornalcorreio9@gmail.com especificando “classificados” no assunto.

 

Anúncio
Durante sua vinda a Nova Venécia, nesta sexta-feira (06), o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, confirmou para o prefeito Barrigueira que a Sedu vai atender a solicitação feita por intermédio da deputada estadual, Raquel Lessa, para reforma geral da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Tito dos Santos Neves. No mesmo prédio funciona a Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dalva Gama Bernabé.

 

Valor
O recurso será na ordem de R$ 500 mil e vai contemplar a modernização de toda a estrutura física da escola.

 

Interdição
Esta semana o Ibama interditou o aterro sanitário de Nova Venécia. O depósito de lixo estava todo irregular, com animais, entulhos e material que não deveria estar lá. Vários municípios da região estão na mesma situação.

 

Cuma?
O Correio9 entrou em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o secretário Pedro Gonçalves disse desconhecer o fato. No entanto, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura esclareceu o assunto.

 

O Problema
Se as irregularidades continuarem, o lixo veneciano terá de ser transportado para outro município, onde exista unidade de tratamento de resíduos sólidos. Agora, imaginem o custo disso!?

 

Frustrou
Inicialmente, a Prefeitura tentou transferir o descarte para os municípios de Linhares ou Colatina. Ambos negaram alegando falta de capacidade para absorverem mais esta demanda. Agora estão sendo feitas negociações com o município de Cariacica. Quanto isto vai custar?

 

Elogios
Na sessão da Câmara de Vereadores de Nova Venécia, desta semana, o vereador José Luiz do Cricaré, homenageou um grupo de policiais. Teceu elogios na maior “rasgação” de seda. O motivo foi a ação policial que resultou na prisão dos ladrões que assaltaram uma pastelaria esta semana. O vereador se utilizou de um caso isolado para falar de uma eficiência que todos os venecianos sabem que não existe.

 

Causa Própria
O motivo da gratidão do vereador, Zé Luiz do Cricaré, com a polícia, é que a pastelaria assaltada pertence a uma cunhada dele. Mas ele se esqueceu de mencionar as dezenas de assaltos, roubos em vias públicas e os arrombamentos de residências que já caíram na rotina.

 

Água e Luz
Os moradores do Bairro Aeroporto estão inconformados com as constantes interrupções no abastecimento de água e no fornecimento de energia elétrica. Quando tem uma não tem a outra, ou então, falta tudo ao mesmo tempo.

 

Fim de Coluna
“Tão fácil perceber, que a sorte escolheu você e você cego nem nota” (Acima do Sol, Skank).

COMPARTILHE

COMENTE