Coluna Exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (04/08/2018)

Por Billy Baldo – billybaldo@correio9.com.br


A nossa gata de hoje é Amália Santiago Nunes. Ela é de Mantena – MG e tem 23 anos. Amália está se formando em Engenharia Ambiental, pois era um dos seus maiores sonhos, poder fazer o que gosta. Ela deseja ser bem sucedida em sua profissão e sonha, também, em conhecer outros lugares, outros países. Nas horas vagas, a nossa bela gosta de sair com os amigos, mas também é bem caseira e curte assistir um bom filme ou série.

Mistéééérioooo!
O vereador Biel da Farmácia (PV) fez um discurso enigmático, na sessão da última terça-feira. Ele disse: “A política convencional acabou, mas os políticos convencionais não. Ainda tem muito político convencional por aí, na nossa cidade”. O que será que ele quis dizer?

Desconfiado
O vereador Luciano Márcio (PSB) disse, na Tribuna, que não confia na empresa que vai realizar o concurso da Câmara. Ele criticou o edital, pontuando algumas exigências, que considera descabidas. Uma delas é a que prevê a elaboração de um projeto de lei, sem consulta. Gleyciaria Bergamim (DEM) endossou a fala de Luciano.

Aliás…
Gleyciaria falou algo que poucos admitem. Segundo ela, muitos legisladores que já passaram – e outros que estão na Câmara – não conseguem apresentar um projeto por si próprio. Ela disse que, para encontrar algum, teria que “catá-los a dedo”. Hummm, então é assim né? Eu juro que não sabia!

Rotina
Basta São Pedro pensar em mandar chuva, que falta energia no Bairro Aeroporto, em Nova Venécia. É sempre a mesma coisa!

Andarilhos
Muito tem se falado sobre a questão dos moradores de rua de Nova Venécia. Mas, nenhuma ação concreta foi tomada até agora. E o problema, só cresce…

Boa Vida
Dia 13 de agosto será feriado do dia do comerciário, em Nova Venécia. Pena que não é para todo mundo. Só o comércio vai ficar fechado…

Recorde
Neste domingo termina o prazo para os partidos políticos realizarem suas convenções. Nova Venécia pode ter um número recorde de candidatos a deputado estadual nas eleições deste ano. Vamos aguardar os próximos andamentos…

Triste!
Faleceu, na madrugada de sexta-feira, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, o vice-prefeito de São Mateus, Dr. José Carlos do Vale Araújo de Barros. Ele estava em tratamento de saúde há cerca de quatro meses e morreu dormindo.

Eleições
Amanhã, domingo, acontecerão as últimas convenções partidárias, quando saberemos quem são os candidatos nas eleições de 2018. Dia 7 de outubro serão eleitos deputados estaduais e federais, dois senadores de cada estado, governadores e presidente da República. Não fique aí desconsolado leitor-eleitor, esta será a sua vez de dar o troco.

Agenda
Depois de escolherem seus candidatos neste domingo, os partidos terão até o dia 15 de agosto para fazerem o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral. Após o registro, as campanhas estarão liberadas. Aí será um salve-se quem puder. Em outras palavras, estará liberada a temporada de caça aos pobres.

Visitas
Como é de costume, nos períodos eleitorais, cada pobre é importante. Recebem muitas visitas e promessas de todos os tipos. Até onde não tem rio, alguém promete fazer um!

Falando Nisso…
Certa vez, um lendário ex-prefeito de Nova Venécia, ao encontrar-se com um eleitor, perguntou-lhe: “E seu pai, como está?” Ele respondeu: Meu pai morreu há muitos anos”. O nosso ex-prefeito tascou: “Morreu para você, filho ingrato, porque para mim ele vive no meu coração”.

Campanha
Com o início da largada eleitoral, vem muita coisa por aí. Notícias, informações, desinformações, notícias falsas, fofocas, bastidores políticos, chicanas, apunhaladas nas costas, enfim, tudo aquilo que faz parte do vale-tudo das eleições. Se confirmarem as expectativas, será a eleição mais atípica de nossa história.

Desistiu
O deputado estadual Gildevan Fernandes (PTB) confirmou que não será candidato este ano. Ele justificou a decisão afirmando que a vida política tem exigido muitos “sacrifícios pessoais” dele e da família, principalmente com “empobrecimento financeiro” e falta de tempo para os familiares. Aos 51 anos de idade, ele afirma que a decisão está tomada e que agora buscará construir outros projetos de vida privada.

Vacinação
A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove entre os dias 6 e 31 de agosto a Campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo. O Dia D está marcado para o sábado, 18 de agosto. O movimento é nacional, puxado pelo Ministério da Saúde. A vacinação acontece nas unidades de saúde do município, que possuem salas de vacina.

Deu Ruim
Sob protestos em suas bases regionais, o PT deu um tiro no pé ao firmar acordo de neutralidade – no primeiro turno – com o PSB. A estratégia do partido, de isolar o candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), prejudica o pedetista, mas não é boa para o PT. Ela beneficia, mais, todos os partidos. É que sem coligação, o tempo de propaganda eleitoral do PSB deve ser dividido entre todas as demais siglas.

O Motivo
A estratégia de isolamento de Ciro Gomes, por parte do PT, é para evitar o nascimento de uma nova força de esquerda, que possa ofuscar o brilho do ex-presidente Lula, cada vez mais distante de ser candidato. E o PT, ainda não tem outro candidato. Enquanto isso, a direita, do peessedebista, Geraldo Alckmin, fechou com nove partidos.

Na Prática
O caminho desenhado pelo delírio (ou seria egoísmo?) petista, impedindo a coalisão da esquerda, será ruim para toda a esquerda. Quem mais terá a ganhar é a direita, especialmente, o candidato Jair Bolsonaro. Na prática, tanto o PSB quanto o PT sairão perdendo.

O Acordo
O acordo costurado pelo PT envolve sacrifícios regionais. Ele prevê a retirada da candidatura de Márcio Lacerda (PSB) ao governo de Minas Gerais em apoio à reeleição de Pimentel (PT).

… Prossegue
Em contrapartida, o PT retiraria a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco, em apoio à reeleição de Paulo Câmara (PSB). Marília Arraes disse que vai ter briga.

Saiu
O coordenador da “frente parlamentar de segurança pública”, a chamada “bancada da bala”, deputado Alberto Fraga (DEM-DF) não vai mais apoiar o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). Em uma reviravolta nas articulações, Fraga virou candidato ao governo do Distrito Federal, fechou uma coligação com Izalci Lucas (PSDB) para o Senado, e vai apoiar Alckmin.

Pode Piorar
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade, no Supremo Tribunal Federal (STF), para derrubar barreiras legais que proíbem procuradores e promotores de se filiarem a partidos políticos e disputarem eleições. Se o pedido for acolhido, eles poderão ingressar em partidos e disputar eleições sem a obrigação de deixar o cargo. Ou seja, querem esculhambar, ainda mais, as eleições.

Mudança (!?)
Com medo de perder, Aécio Neves (PSDB-MG) desistiu da candidatura ao Senado. Será candidato a deputado federal. Se for eleito, e, provavelmente, ele será, Aécio pode se tornar o símbolo de um Brasil que não vai mudar nunca. Onde políticos com bom trânsito na Justiça podem fazer qualquer coisa…

Crise!
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, iniciou uma campanha alertando a população sobre os riscos da reutilização de preservativos masculinos. Pasmem, lá, as pessoas estão lavando e reutilizando camisinhas. Isso é crise, ou…?

Sem Melhora
O IBGE divulgou um número espantoso: 65,6 milhões de brasileiros não trabalham nem procuram emprego, um recorde desde 2012, quando o dado começou a ser medido. É praticamente uma França. E a taxa de desemprego entre os que procuram trabalho continua lá no alto: 13 milhões de desocupados… Que triste situação!

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.