Capixabas de todo o Estado já podem se qualificar de graça com os cursos do OportunidadES On-line

Imagem ilustrativa.

Capixabas que possuem mais de 16 anos e acesso à internet já podem se qualificar de graça com os cursos do Projeto OportunidadES a distância. Estão abertas 8 mil vagas em cursos de qualificação profissional de 20 áreas distintas com carga horária de 80 horas. Das 20 opções, 10 são novos e essa já é a segunda oferta de cursos EAD gratuitos aos capixabas.

As inscrições – que começaram nesta terça-feira (13) e terminam no próximo dia 25 –devem ser feitas no site do projeto: www.oportunidades.es.gov.br. De acordo com o edital da oferta só é permitida uma inscrição por CPF e o candidato pode residir em qualquer lugar do Espírito Santo. Se o interessado realizar mais de uma inscrição, só será válida a primeira, sendo as demais inscrições canceladas.

Administração de Pequenos Negócios; Auxiliar de Departamento Pessoal; Berçarista; Como Organizar Seu Evento; Gestão de Rotinas Administrativas; Informática Para Concursos; Introdução à Nova Legislação Trabalhista; Operador de Caixa; Rede de Computadores; e Segurança na Internet, são os 10 cursos novos da oferta. Cada curso possui 400 vagas.

Os classificados vão ter acesso a uma plataforma que será disponibilizada no site do projeto (www.oportunidades.es.gov.br) e, assim, poderão assistir às vídeoaulas no computador, no tablet e no celular em qualquer horário do dia. No portal de ensino, o aluno terá acesso a sua apostila digital e em caso de dúvidas pode acessar o Plantão de Dúvidas, um chat entre o professor e o aluno.  O aluno também contará com fóruns para esclarecimento e debate dos conteúdos.

Os professores são do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, assim como as apostilas e certificado que cada aluno recebe, se aprovado, na conclusão do curso.

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). “Percebemos uma grande procura quando foram abertas as inscrições para os cursos presenciais e, para atender à demanda, utilizamos a tecnologia a nosso favor e ampliamos as oportunidades na modalidade de Educação a Distância (EAD). Queremos levar o OportunidadES ao máximo de capixabas para alcançar nossa meta de gerar renda e mudar a vida do cidadão, oferecendo a chance de uma nova profissão de forma gratuita”, destaca o secretário da Secti, Vandinho Leite.

 

Confira na tabela abaixo os cursos EAD ofertados:

 

CURSOS CARGA HORÁRIA VAGAS
ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS 80h 400
AUXILIAR DE DEPARTAMENTO PESSOAL 80h 400
BALCONISTA DE FARMÁCIA 80h 400
BERÇARISTA 80h 400
COMO ORGANIZAR SEU EVENTO 80h 400
CUIDADOR INFANTIL 80h 400
EXCEL AVANÇADO 80h 400
GESTÃO DE ROTINAS ADMINISTRATIVAS 80h 400
GESTÃO FINANCEIRA DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS 80h 400
INFORMÁTICA AVANÇADA 80h 400
INFORMÁTICA BÁSICA 80h 400
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS 80h 400
INFORMÁTICA PARA EDUCADORES 80h 400
INGLÊS BÁSICO 80h 400
INTRODUÇÃO À NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA 80h 400
LOGÍSTICA 80h 400
OPERADOR DE CAIXA 80h 400
REDE DE COMPUTADORES 80h 400
SECRETARIA ESCOLAR 80h 400
SEGURANÇA NA INTERNET 80h 400
TOTAL 8000

 

 

Requisitos

 Para disputar uma das vagas on-line o candidato deve: ter idade mínima de 16 anos, ter acesso à internet, ter noções básicas de informática e de navegação na internet.

 

Resultado

 A lista com os classificados em todos os cursos a distância será divulgada no site do OportunidadES no dia 30 de março.

 

Matrícula

A matrícula dos candidatos classificados será efetivada após o primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na plataforma do Moodle no site www.oportunidades.es.gov.br.

 

Certificação

Já os alunos da oferta on-line terão acesso ao certificado na plataforma em que o candidato realizou o curso a distância.

 

COMPARTILHE

COMENTE