Boa Esperança discute Selo de Inspeção Municipal

O Serviço garantirá mais qualidade e renda com a comercialização de produtos de origem animal.

A discussão foi tema de palestra, ministrada pelo diretor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Montanha, André Sampaio, na tarde de segunda-feira (05), na Câmara Municipal e contou com presenças do prefeito Lauro Vieira, vice-prefeito Valdirim, vereadores: Jocemar Xavier, José da Paz, Josil Sangiórgio Selminho, Cloves dos Anjos e a vereadora Cleides Capetini, além de secretários municipais e representantes do comércio.

A discussão faz parte das ações de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que está sendo realizado em parceria com Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Agricultura (Seag) e IFES. Dentre os assuntos relacionados à criação e implantação do Selo de Inspeção Municipal, foram abordados temas como a Associação de produtores de carne, derivados do leite e vegetais, com destaque na produção de carne de sol da região Vale do Itaúnas.

“A estruturação do Serviço e Inspeção Municipal (SIM), que está em curso em sete municípios da Indicação Geográfica da Carne de Sol do Vale do Itaúnas, sendo eles: Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Pinheiros, Boa Esperança, Pedro Canário e Conceição da Barra, auxiliará na estruturação do ambiente jurídico para produção de produtos de origem animal”, explica o diretor do IFES, André Sampaio, que responsável pela mediação nesse processo.

Com o SIM em funcionamento, os produtores das mais diversas atividades de origem animal, terão condições de saber como fazer, buscar orientação profissional, melhorar o método produtivo, aumentar a produção e o melhor de tudo isso, poder comercializar seu produto em todo negócio formal dentro e possivelmente fora do município também.

“Estamos dando passos importantes, debatendo esse tema com os vereadores e representantes do comércio, para implantação do serviço que irá promover crescimento, geração de emprego e renda para a população, pois com a ampliação, criação e fomento dos atuais e novos negócios, Boa Esperança e toda região que sai ganhando com a regulação do mercado, principalmente da carne de sol”, ressalta o prefeito Lauro Vieira.

Um projeto de lei do Executivo que regulamentará o serviço será encaminhado para apreciação e votação na Câmara de Vereadores em breve.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.