Batalhão de Polícia Ambiental comemora 30 anos em defesa da vida e do meio ambiente

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) completa 30 anos nesta quinta-feira (21), cumprindo seu papel de promover, em parceria com a comunidade capixaba, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública e as atribuições específicas de policiamento ambiental.

Neste período, a evolução da estrutura e contingente se fez necessária para atender às especificidades das normas ambientais e a responsabilidade territorial de proteção ao meio ambiente.

A fim de atender à demanda social por um meio ambiente equilibrado, saudável e apto a garantir o bem estar desta e das futuras gerações, o BPMA conta hoje com policiais militares treinados, qualificados e engajados na sua missão de prevenir e reprimir os crimes ambientais.

As qualificações de um policial militar do BPMA incluem cursos para conhecimento das legislações específicas de proteção ao meio ambiente, treinamento para pilotar embarcações nas ações de defesa do ecossistema aquático, instruções de controle e manejo de animais silvestres, preservando a incolumidade das pessoas e o bem-estar dos animais, entre outros específicos para a atividade da especializada.

Importante destacar nesses 30 anos o avanço estrutural alcançado, culminando recentemente na transferência da sede administrativa para a Área de Proteção Ambiental Lagoa Jacunem, estrutura mais adequada e que permitirá melhor otimização dos recursos humanos e logísticos. Com a instalação da principal base da especializada em uma Unidade de Conservação, reafirma-se o compromisso em defesa do meio ambiente proporcionando uma atenção direta e ininterrupta à conservação dos fragmentos de mata atlântica.

A comemoração alusiva aos 30 anos será realizada por meio de diversos eventos, até março de 2018; mês em que definitivamente aconteceu a implementação da Unidade Ambiental da PMES.

Cronograma de eventos:

– 21/12/17 (quinta-feira): ações de informação e educação ambiental;

– 23/02/18 (sexta-feira), 8h: caminhada ecológica, Parque Estadual Paulo César Vinha em Guarapari;

– de 23/02/18 (sexta-feira) a 25/02/2018 (domingo), das 10h às 22h: exposição, praça de eventos do Shopping Vitória;

– 27/02/2018 (terça-feira), 9h às 16h: recreio no quartel (APA Lagoa Jacuném), exposição de atividades do BPMA aos policiais militares, familiares e convidados;

– 02/03/18 (sexta-feira), 10h: solenidade cívico-militar, Parque Botânico da Vale, Vitória/ES.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.