Baleias jubarte são vistas no litoral capixaba

ESTE ano, a temporada das baleias dessa espécie no Espírito Santo começou mais cedo do que o habitual.

BALEIAS jubarte foram vistas no litoral capixaba na manhã desta segunda-feira (13).

 

Quatro baleias da espécie jubarte foram vistas durante uma navegação da equipe de pesquisa do projeto Amigos da Jubarte, na manhã desta segunda-feira (13). A equipe havia embarcado em Vitória e seguia rumo às águas territoriais de Vila Velha quando avistaram os animais, que estavam em duplas.

A equipe havia iniciado a expedição às 6h30 e, após duas horas de navegação, uma dupla de baleias foi avistada a 16 milhas da costa, numa profundidade do local de 45 metros, ambas navegando de forma veloz sentido Banco dos Abrolhos.

Após mais 45 minutos de navegação, já a 26 milhas da costa capixaba e numa profundidade do local de 210 metros, foi feito o segundo flagrante, também de uma dupla de jubartes, porém navegando mais lentamente.

De acordo com o projeto Amigos da Jubarte, esses registros comprovam que, este ano, a temporada das baleias dessa espécie no Espírito Santo começou mais cedo do que o habitual. Ainda segundo o projeto, nunca antes havia sido registrado aparecimento de jubartes no litoral capixaba nesse período.

O Amigos da Jubarte, no entanto, lembra que a temporada turística de observação natural ainda não está oficialmente aberta, devendo começar somente a partir de junho ou julho, já que, nesse momento, poucos animais podem ser observados no Estado.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here