Alunos do SESI vão representar o ES na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

As equipes vencedoras vão para João Pessoa competir com alunos de outros estados

Robôs competindo para mostrar o melhor desempenho, programadores, montadores, instrutores e avaliadores, equipes com nomes criativos e torcida empolgada. Parece a descrição de uma competição futurística no exterior? Pois este foi o cenário no Ginásio do Sesi de Jardim da Penha no último sábado (4). E os protagonistas de tudo isso foram alunos de cem equipes de diferentes escolas capixabas, da Grande Vitória e do interior.

Os alunos do Sesi, pioneiro na introdução da robótica na grade curricular, mais uma vez foram destaque na competição, e vão representar o Espírito Santo na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). As equipes Legos Vorazes (Sesi Maruípe), The Walking Lego (Sesi Jardim da Penha) e Power Girls (Sesi Maruípe) ficaram, respectivamente, com o primeiro, segundo e terceiro lugar do Nível 1 (alunos até o sétimo ano do ensino fundamental). Já no Nível dois (alunos do oitavo ano e ensino médio e técnico), a equipe The Kings (Sesi Linhares) ficou em primeiro lugar e viaja para João Pessoa (PB) entre os dias 6 e 9 de novembro para disputar com equipes de todo o Brasil.

Estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico da rede Sesi e de outras escolas privadas e públicas da rede municipal, estadual e federal, passaram o dia reunidos em torno das arenas de disputa que definiram os representantes capixabas na etapa nacional da OBR. Durante a seletiva, os robôs desenvolvidos pelas equipes precisaram superar diversos desafios práticos e simularam o resgate de vítimas sem interferência humana.

“A cada ano a atividade vai sendo ampliada para a rede privada e pública, deixou de ser uma atividade só do Sesi. Nós fizemos uma parceria com escolas públicas, juntamos os alunos, o que possibilitou o crescimento expressivo da participação das equipes. O objetivo é introduzir esse contexto tecnológico da robótica, do maker, para as crianças, formá-los para o mundo do trabalho com qualidade. O Sesi tem programa de robótica instalado no nosso currículo, os alunos têm essa vivência na sala de aula, e a competição é para fortalecer e ampliar isso, abrir a possibilidade de um outro olhar sobre a educação, estimular a criatividade, a inovação”, declarou Samuel Saibert Siman, gerente da divisão de educação básica.

Confira todos os prêmios alcançados pelas equipes do Sesi-ES

Nível Um

1º Lugar – Legos Vorazes ( Sesi Maruipe)

2º Lugar – The Walking Lego ( Jardim da Penha)

3ª Lugar – Power Girls ( Maruipe)

Dedicação  – Guardiões ( Porto de Satana)

Robustez – Lego Monsters ( Maruipe)

Inovação – Level up 1 – Laranjeiras

Nível Dois

1º Lugar – The Kings (Linhares)

Dedicação – Lendários (Porto de Santana)

Robustez – CG Bots (Campo Grande)

Design – Marquinhos e os Relâmpagos (Aracruz)

Inovação – ATOM (Aracruz)

Programação – Zeus (Aracruz)

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.