Coluna Exclusiva do Jornal Correio9 – Rugido (17/11/2018)

Por Billy Baldo – billybaldo@correio9.com.br


A nossa gata de hoje é a veneciana Bianca Meneguette, de 18 anos. No seu tempo livre, ela gosta de estar com a família e amigos e curte muito assistir séries e filmes. A bela pretende cursar Psicologia a partir do próximo ano e sonha em se tornar uma boa profissional na área. Boa sorte, Bianca!

Cadê a merenda?
Na manhã desta sexta-feira, 16, funcionários da Escola do Córrego de São João do Boto, no interior do município de Nova Venécia tiveram uma desagradável surpresa. A escola havia sido arrombada e saqueada. A dispensa ficou limpa. Que coisa, heim! Até merenda roubam das crianças…

Desabando
Com sérios problemas estruturais e correndo o risco de desabamento, a Delegacia de Boa Esperança foi interditada e transferida para o município de Pinheiros. Isso mesmo: foi levada para outra cidade.

Desabando 2
Nesta quinta-feira, 15, o secretário de Segurança Pública, Nylton Rodrigues, informou que será alugado um imóvel para a volta da Delegacia ao município esperancense. Ainda, segundo ele, o prédio condenado será reformado futuramente, mas não disse quando. Atualmente a SESP toca obras em dez delegacias do Estado.

Buraqueira
A chuva que vem caindo no município tem feito muitos estragos nas ruas venecianas. Há mais de uma semana, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Nova Venécia vem realizando um intenso trabalho de tapa-buracos por toda a cidade. É só fechar um que a chuva vem e abre outro!

Denúncia
A vereadora Gleyciaria Bergamim está ‘em cima’ da questão dos serviços funerários. Segundo ela, estão sendo realizadas cobranças indevidas. Daqui a pouco teremos a CPI do caixão!

Menos médicos
Após a decisão do governo de Cuba de romper a parceria com o Mais Médicos, os profissionais cubanos devem deixar o Brasil até o fim do ano. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) foi informado, pela embaixada de Cuba, que os profissionais devem começar a sair do país em dez dias. Mais de 8 mil médicos cubanos devem deixar o país.

Desastroso
A Conasems também lamentou, em nota conjunta com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a interrupção da parceria. Segundo as entidades, a rescisão repentina aponta para um cenário desastroso em, pelo menos, 3.243 municípios.

Além disso
O Mais Médicos é amplamente aprovado pelos usuários; 85% afirmam que a assistência em saúde melhorou com o programa. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), cerca de 28 milhões de brasileiros podem ficar sem assistência básica de saúde se não houver substituição rápida dos profissionais.

Sem médicos
O presidente da CNM, Glademir Aroldi afirma na nota que, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 1.575 municípios são atendidos apenas por médicos cubanos, e que 80% dessas localidades têm até 20 mil habitantes. Em outras palavras: 1.575 municípios ficarão sem nenhum médico.

E aqui!
Atualmente, 210 médicos cubanos atuam no Espírito Santo. A Secretaria de Estado da Saúde foi avisada de que a saída dos cubanos será imediata. Eles deverão deixar o país a partir dos próximos dias.

Nota A
Em 2018 o Espírito Santo foi o único estado brasileiro a receber nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) quanto à capacidade de pagamento. Na edição de 2017, o Espírito Santo também obteve nota A do Tesouro Nacional dividindo o topo do ranking com o Pará.

Indicadores
Para compor o ranking dos estados, a STN avaliou as contas públicas de 2017 com base em três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez.

Estrela
A nota máxima, obtida pelo Estado, rendeu ao governador, Paulo Hartung, uma ampla reportagem com grande destaque no Jornal Nacional, da TV Globo, na última quarta-feira. Hartung está com a bola cheia.

Equipe
Um dos segredos do controle fiscal do Espírito Santo é o perfil técnico da Secretaria da Fazenda (Sefaz). De lá saiu Ana Paula Vescovi, a número dois do Ministério da Fazenda do governo Temer. Lá está Bruno Funchal, o atual secretário, que, aliás, foi convidado pelo governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) par exercer o mesmo cargo no futuro governo carioca. Funchal recusou…

Pernambucanas
A ‘Casas Pernambucanas’, famosa marca varejista do País – que completa 110 anos – terá até o primeiro trimestre de 2019, quatro novas lojas no Estado. Uma delas já foi inaugurada, no último dia 30, no centro de Guarapari. Cachoeiro de Itapemirim vai receber a segunda. As outras duas ainda não têm destino definido.

Nostalgia
Nova Venécia, também, já teve uma loja das ‘Pernambucanas’. Ela funcionava ao lado do Banco do Brasil, onde, atualmente existe uma sapataria. Era uma das mais supridas e movimentadas da cidade. Na mesma época, havia, ainda, empresas como ‘Tigrão’, a ‘Distribuidora Canaã’, a ‘Mavil’, a ‘Passarela’, a ‘Luciana Móveis’, a ‘Nestlé’, ‘Cesec’, a ‘Padaria Pão Gostoso’ e tantas outras mais…

Triste!
O Brasil matou ao menos 868 travestis e transexuais nos últimos oito anos, o que o deixa, disparado, no topo do ranking de países com mais registros de homicídios de pessoas transgêneras. O dado, publicado pela ONG Transgender Europe (TGEu), é assustador, mas não representa novidade para essa parcela quase invisível da sociedade brasileira, que precisa resistir a uma rotina de exclusão e violência.

Recordista
O país registra, em números absolutos, mais que o triplo de assassinatos do segundo colocado, o México, onde foram contabilizadas 256 mortes de homossexuais. Em todo o mundo, foram registradas 2.190 mortes no mesmo período, 40% delas ocorreram no Brasil. Inacreditável!

Moda
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, lançou moda ao aparecer, no seu desjejum, comendo pão com leite condensado. Eu fiz o experimento e aprovo. É bom mesmo!

A mais lida
A reportagem “WhatsApp do Sexo” publicada em fevereiro deste ano é a mais acessada no portal do jornal Correio9 (correio9.com.br). Nesta sexta-feira o marcador se aproximava de 50 mil acessos. É de longe a mais lida de toda a história do nosso portal.

Curiosidades
Dois detalhes chamam a atenção nos acessos à reportagem ‘WhatsApp do Sexo’: o primeiro é a manutenção da regularidade dos acessos, especialmente para uma reportagem produzida há oito meses. O segundo é a origem dos leitores. A matéria está sendo acessada em todo o Brasil e em vários países de quatro continentes.

Maitê Proença
O nome da atriz Maitê Proença foi proposto ao presidente eleito Jair Bolsonaro para a pasta do Meio Ambiente por um grupo de ambientalistas, economistas e pesquisadores, como adiantou a coluna de Ancelmo Gois (O Globo) na última segunda-feira. Mesmo sem filiação partidária ou atuação política, a atriz conta com bom trânsito na área ambiental e fora dela.

Porém
Pensionista de pai desembargador protegido por fundo de pensão militar (desde 1989), Maitê Proença não se casou formalmente para não perder a boquinha. Ela pertence à casta dos privilegiados que recebem pensões estratosféricas. Mas, como o Brasil está, parafraseando Zózimo, falando do outro período militar que tivemos, “não será surpresa para essa coluna se der mesmo Maitê”.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.