Abril Verde: Semana de ações orienta trabalhador sobre acidentes de trabalho

O mês de abril é dedicado à conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, conhecido como Abril Verde, que passou a integrar o calendário oficial de eventos do Espírito Santo com a Lei 10.728, instituída pelo Governo do Estado em 04 de setembro de 2017.

Durante esta semana, várias ações estão programadas pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com Liliane Graça Santana, coordenadora do Cerest, o objetivo dessas ações é orientar os trabalhadores sobre acidentes de trabalho e destacar os números no Estado.

O Espírito Santo ocupa o 10º lugar no ranking de acidentes de trabalho no Brasil. Neste contexto, o Abril Verde vem para ajudar, pois coloca em destaque a problemática dos casos de adoecimento e de acidente de trabalho, chamando atenção para a possibilidade de prevenção dessas ocorrências.

“O acidente de trabalho é quando a pessoa está a serviço da empresa. No percurso casa x trabalho, trabalho x casa, se a pessoa sofre algum tipo de acidente, também é considerado como acidente de trabalho”, explicou.

Para dar mais orientações, nesta terça-feira (17), haverá distribuição de material informativo nos terminais rodoviários de Carapina e Laranjeiras, ambos na Serra. A ação vai acontecer das 6h às 9 horas, e será direcionada a todas as pessoas que circularem nesses locais. Serão distribuídos folderes explicativos sobre a campanha e materiais com informações sobre a saúde do trabalhador.

Também nesta terça-feira (17), acontece o curso Como Elaborar e Gerenciar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), promovido pela Fundacentro. Para participar é preciso se inscrever pelo site http://www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/inscricao-no-curso/353/500, e realizar a inscrição.

Na região Sul do Espírito Santo, em Cachoeiro de Itapemirim, haverá panfletagem no centro da cidade, para os trabalhadores do comércio, na quarta-feira (18). A ação será realizada pela equipe do Cerest Sul, que será dividida em dois grupos para realizar as orientações na região.

De volta à Grande Vitória, na quinta-feira (19), haverá novamente a distribuição de material informativo, mas desta vez, nos terminais rodoviários de Campo Grande, em Cariacica, e de Vila Velha.

E no próximo domingo (22), de 8 às 12h, a equipe do Cerest vai realizar uma ação na praia de Camburi, em Vitória.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.